Beleza Extraordinária

Entenda as diferenças entre os hidratantes para o dia e para a noite

  • Os hidratantes indicados para o dia e para a noite possuem diferenças básicas entre si
Tela cheia
Previous Next
Os hidratantes indicados para o dia e para a noite possuem diferenças básicas entre si

O hidratante é item indispensável na rotina de beleza das mulheres, que já sabem que a fórmula é essencial para manter a pele suave e longe dos sinais de envelhecimento. Mas entre tantas indicações nos rótulos das embalagens, nem sempre a orientação do período no qual o produto deve ser aplicado é notado pelas consumidoras. No entanto, é preciso estar atenta, já que os cosméticos direcionados para o dia e para a noite são diferentes.

A orientação dermatológica por hidratar o rosto logo ao acordar ou antes de ir dormir varia de acordo com cada tipo de pele. "Uma pessoa com a pele oleosa não tem necessidade de usar hidratante duas vezes ao dia. Essa recomendação para sobrepujar os cosméticos para o dia e a noite serve para peles secas, desidratadas ou foto envelhecidas", explica a dermatologista Mônica Linhares.

Hidratantes para o dia ou a noite têm diferenças básicas


Além disso, há algumas diferenças determinantes entre as duas fórmulas. "Nas diurnas, os componentes das formulações são menos fotossensíveis, ou seja, estão mais estabilizados sob a luz solar. Atualmente, a maioria dos hidratantes para uso diurno também vêm associados a filtro solares químicos e físicos, que não são utilizados nas formulações noturnas", comenta a profissional.

A principal diferença a ser notada entre o hidratante diurno e o noturno é sua consistência. Como a primeira opção geralmente é aplicada antes da maquiagem, sua textura deve se misturar facilmente à pele, sem deixá-la oleosa ou sufocar os poros. Por isso, a maioria dos cosméticos indicados para o dia têm a cobertura leve, enquanto aqueles indicados para a noite são mais pesados.

Cada período pede por determinados ativos


O fator de proteção solar é mais um ponto que se destaca entre os hidratantes, já que só é necessário em cosméticos voltados para o dia. As fórmulas indicadas para o período ainda podem contar com vitaminas e vitaminas e antioxidantes para a prevenção contra radicais livres. "Para mim não pode faltar nos cosméticos para uso diurno vitamina C, ácido hialurônico e nicotinamida, além do filtro solar", recomenda Mônica, diretora do Espaço Saúde Rio.

Como a pele sofre uma renovação celular durante o sono, os tratamentos antiidade costumam ser associados ao período da noite. Usado neste horário, o hidratante é capaz de garantir uma nutrição extra e ainda auxiliar na produção de colágeno. "Nos hidratantes de uso noturno, não pode faltar retinol e substâncias clareadoras, como arbutin, ácido fítico, ácido kójico", finaliza a dermatologista.
ver mais : Pele - Dicas de beleza
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação