Beleza Extraordinária

Efeitos do ar condicionado no cabelo e na pele: conheça as consequências e saiba como prevenir

  • Ar condicionado pode ressecar a pele e os cabelos! Confira a matéria para entender melhor
  • Quem passa o dia todo exposta ao ar condicionado precisa de cuidados específicos para não sofrer com os danos causados pelo aparelho (Foto: Shutterstock)
  • Manter a hidratação em dia é um dos cuidados para não ficar com os cabelos ressecados pelo ar condicionado (Foto: Instagram @freshlengths)
Tela cheia
Previous Next
Ar condicionado pode ressecar a pele e os cabelos! Confira a matéria para entender melhor
  • Ar condicionado pode ressecar a pele e os cabelos! Confira a matéria para entender melhor
  • Quem passa o dia todo exposta ao ar condicionado precisa de cuidados específicos para não sofrer com os danos causados pelo aparelho (Foto: Shutterstock)
  • Manter a hidratação em dia é um dos cuidados para não ficar com os cabelos ressecados pelo ar condicionado (Foto: Instagram @freshlengths)

Nos dias quentes de verão, o ar condicionado é o melhor amigo de muita gente. Mas você sabia que ele pode ser um verdadeiro inimigo para os cabelos e a pele? É que a exposição constante ao aparelho compromete a umidade e causa o temido ressecamento - o que prejudica a aparência dos fios e da derme, além de aumentar as chances de quebra, coceira e vermelhidão. Confira a matéria para entender melhor sobre o assunto e aprenda a reverter os efeitos negativos deixados por ele! 

Ar condicionado resseca cabelo e pele por roubar a umidade do ambiente

Difícil encontrar alguém que não fique feliz em um local com ar condicionado - afinal, nos dias de muito calor, difícil aguentar a temperatura elevada sem ele. No entanto, ainda que deixe o clima bem mais agradável, a exposição constante ao aparelho - como a que acontece com quem trabalha em escritórios, por exemplo - acaba prejudicando os cabelos e a pele.

O motivo é bem simples: é que por roubar a umidade do ambiente para devolver o ar gelado, ele prejudica a oleosidade natural tanto dos fios quanto da cútis e causa ressecamento excessivo - principalmente, se eles já forem naturalmente mais secos.  

Pele pode apresentar vermelhidão, coceira e ficar com aparência opaca

Quando tem sua lubrificação natural comprometida pelo ar condicionado, a pele pode sofrer com uma série de efeitos colaterais. O primeiro deles é a perda do brilho, que faz o rosto ficar com um desagradável aspecto opaco; mas, além disso, também podem aparecer incômodos muito maiores  - como coceira, áreas avermelhadas, descamação e até marcas de expressão mais evidentes.

Como se proteger? 

Se você trabalha em um local que tem ar condicionado, é claro que não tem como reduzir o uso do aparelho para fugir desses efeitos. Porém, dá para seguir algumas dicas para amenizar o problema e ficar mais protegida: apostar em máscaras e cremes que deixem a hidratação da pele em dia; aplicar hidratante labial para que a boca não fique rachada; ter sempre creme para as mãos por perto; evitar banhos muito quentes e beber muita água. 

Cabelos ficam opacos, ressecados e com mais chance de quebra se não forem devidamente cuidados

Do mesmo modo que a pele, o cabelo também acaba muito prejudicado quando é exposto constantemente ao ar condicionado sem proteção. Como tem sua oleosidade natural comprometida, o ressecamento é uma das principais consequências, mas esse problema pode evoluir para pontas duplas, opacidade e quebra. 

Como se proteger?

Como a hidratação começa de dentro para fora, para amenizar os efeitos do aparelho, é indispensável beber muita água durante o dia! Além disso, também é importante fazer hidratações semanais - de banho mesmo, se não tiver tempo de um tratamento mais detalhado -; apostar em nutrições para que o cabelo recupere sua oleosidade e não abrir mão de um bom leave in na hora da finalização, já que o produto cria uma película protetora nas madeixas. Evitar a lavagem com água quente também é importante, porque o chuveiro com temperatura alta abre as cutículas da fibra capilar e só aumenta o ressecamento. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação