Beleza Extraordinária

Efeito rebote: saiba o que é e aprenda a combater o problema em cabelos oleosos

  • Entenda o que é o efeito rebote nos cabelos e saiba como combater o problema!
Tela cheia
Previous Next
Entenda o que é o efeito rebote nos cabelos e saiba como combater o problema!

Quem tem cabelos oleosos pode ter a impressão de que precisa lavá-los todos os dias com um shampoo adstringente para conquistar aquela sensação de raiz bem limpa. Mas sabia que esse hábito pode estar agravando a produção de oleosidade? É o chamado "efeito rebote", que assim como ocorre na pele, também pode surgir nos fios. Esclareça todas as suas dúvidas sobre o problema e saiba como combatê-lo!

'Efeito rebote' acontece quando a falta de hidratação provoca mais oleosidade

Na hora de tentar solucionar o problema da oleosidade, algumas mulheres podem acabar piorando a situação. Ao retirar toda a oleosidade das raízes e do couro cabeludo com muita frequência, a pele começa a entender que a sebo está indo embora mais rápido do que deveria, gerando um mecanismo de defesa que produz ainda mais oleosidade. Assim, a "solução" intensifica o incômodo, criando o chamado efeito rebote. Isto acontece quando se lavam os fios com uma frequência maior do que a recomendada, especialmente com produtos muito adstringentes e ainda quando se abre mão de um outro passo muito importante - a hidratação. 

Shampoo purificante com agentes hidratantes é escolha certeira para evitar o efeito rebote

Na hora de escolher o shampoo mais adequado para deixar a raiz dos cabelos bem limpa, procure fórmulas purificantes que sejam enriquecidas com ativos hidratantes, como as específicas para cabelos mistos. Os produtos mais adstringentes, como os pré-shampoos, são indicados para uma limpeza profunda semanal. 

A frequência de lavagem mais indicada por tricologistas e dermatologistas para quem tem cabelos muito oleosos é em dias alternados, por isso, é importante também procurar shampoos que prometam deixar nos cabelos uma sensação de frescor por mais tempo.

Condicionador também é essencial para amenizar o problema

Outro hábito errado de quem tem cabelos oleosos é abrir mão do condicionador depois da lavagem. A saúde do couro cabeludo é diretamente influenciada pela condição das mechas, por isso, é muito importante garantir que eles estejam sempre bem nutridos e hidratados para amenizar o efeito rebote. A dica para evitar o efeito pesado é aplicar o produto apenas no comprimento do cabelo, da altura da orelha para baixo, preferindo sempre as fórmulas específicas para fios oleosos.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!