Beleza Extraordinária

Efeito molhado: descubra como fazer o cabelo que dominou as passarelas das últimas temporadas

  • Cabelos com efeito molhado são fáceis de executar e podem ser usados em ocasiões despojadas ou sofisticadas
Tela cheia
Previous Next
Cabelos com efeito molhado são fáceis de executar e podem ser usados em ocasiões despojadas ou sofisticadas

Uma das tendência mais vistas nas últimas duas temporadas de moda, o penteado com efeito molhado reinou no inverno em passarelas importantes como Marni, Prada e Roberto Cavalli. A novidade também apareceu nos desfiles de verão 2014 de grifes como John Galliano, Céline e Christophe Lemaire, tornando-se palavra de ordem em matéria de cabelos para a próxima estação.

Rompendo a atmosfera dos desfiles, o efeito passou para as ruas em looks que são bem aceitos desde ambientes informais até ocasiões sofisticadas. Apesar do visual ser ousado, o número de adeptas do estilo promete crescer quando as temperaturas aumentarem, já que os dias quentes são ideais para o frescor que vem junto com essa inspiração.

Gel, spray ou leave in?

O melhor jeito de conseguir o chamado "efeito wet" é com o gel líquido, produto que mudou muito desde os anos 1990, quando viveu seu auge. As opções atuais possuem fórmulas livres de álcool, alcançando o resultado desejado sem danificar o cabelo. Fios duros e armados também são coisas do passado: produtos de qualidade já possuem a tecnologia necessária para fixar as madeixas por mais tempo sem essas consequências.

Quem quiser um efeito ainda mais natural, pode misturar o gel com o leave in de sempre antes da aplicação, assim vai ser possível fazer um mix da fixação de um com a textura do outro. Há ainda os sprays com efeito de brilho, que podem ser usados para finalizar penteados mais elaborados, dando a eles esse acabamento molhado somente no final do processo.

Como reproduzir o efeito molhado

O jeito mais fácil de conseguir o look molhado é aplicar o gel nos cabelos ainda úmidos, secar um pouco usando o difusor para não estragar a textura e pentear como preferir - nas passarelas as madeixas foram usadas quase sempre para trás. A quantidade de produto aplicado vai depender do estilo escolhido: espalhar por todo o fio traz aquele ar sexy de quem acabou de sair do banho, mas trabalhar o gel somente na raiz deixa a produção moderna.

Tanto cabelos longos quanto curtos podem aderir à tendência, mas quem ainda tem medo de se arriscar pode escolher alternativas mais tradicionais. Coques ou rabos de cavalo podem ser complementados com um leve brilho molhado na raiz: o efeito vai ser discreto, mas ainda assim atual.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema