Efeito 'Build Up': entenda o que é e saiba o que fazer para reverter o acúmulo de resíduos no cabelo

Você faz hidratação no cabelo constantemente e não vê nenhum resultado? O motivo do problema pode ser o chamado efeito "Build Up", que nada mais é que o acúmulo de resíduos de produtos nos fios. Com o uso constante de condicionador, máscaras e, principalmente, cremes sem enxague, as madeixas podem mesmo ficar sem responder a tratamentos, pesadas e com aparência opaca se não forem higienizadas corretamente. No entanto, a boa notícia é que dá para reverter esse quadro com a ajuda de alguns cuidados específicos - como o uso de um shampoo de limpeza profunda e condicionador apenas no comprimento, por exemplo. Confira a matéria para saber mais detalhes!

Coceira no couro cabeludo, perda de movimento e aparência opaca podem indicar acúmulo de resíduos

Uma das consequências mais evidentes de que o cabelo está passando pelo efeito "Build Up" é a ausência de resposta aos tratamentos - já que o acúmulo de resíduos impede que os nutrientes penetrem na fibra capilar. Mas, antes mesmo de chegar nesse estágio, os fios podem dar pequenos sinais de que já estão ficando sobrecarregados!

Um deles é a coceira no couro cabeludo. Quando ela começa dias depois da lavagem, pode apenas estar indicando que o cabelo precisa ser limpo novamente; no entanto, se começar a surgir com mais frequência e pouco tempo depois da higienização, pode ser um sinal do acúmulo de resíduos. Além disso, também tem a perda de movimento e ausência de brilho - que deixam as madeixas mais rígidas e com uma aparência opaca. 

Shampoo anti-resíduos pode reverter o efeito 'Build Up'

Se você acha que seus fios já estão passando pelo "efeito build up" ou apenas quer prevenir o problema, é importante redobrar os cuidados na hora da lavagem! Uma dica é alternar o uso do shampoo tradicional por um de ação anti-resíduos - levando seu tipo de cabelo em consideração para definir a frequência ideal. No geral, os mais oleosos podem usá-lo semanalmente, enquanto os mais ressecados devem preferir uma aplicação de 15 em 15 dias ou até mesmo mensal. 

Na hora da higienização, para não ressecar as pontas, o truque é concentrar o produto apenas na raiz e massagear bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos - fazendo movimentos de dentro para fora em vez de circulares para que o cabelo não acabe embolando. 

Evitar condicionador e cremes em geral na raiz também ajuda a evitar o acúmulo nos fios

Além do uso de um shampoo anti-resíduos, quem quer evitar o problema também deve tomar o cuidado de não aplicar condicionador, máscaras e cremes de pentear na raiz - já que, em contato direto com o couro cabeludo, esses produtos mais oleosos aumentam as chances de acúmulo nos fios. 

Sendo assim, sempre que for usar qualquer um deles, deixe sempre a raiz intacta e faça a aplicação a partir do comprimento do cabelo. E, no caso do condicionador e das máscaras capilares, retire o produto completo na hora do enxague para que os fios não fiquem pesados. 

 

Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/efeito-build-up-entenda-o-que-e-e-saiba-o-que-fazer-para-reverter-o-acumulo-de-residuos-no-cabelo" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/efeito-build-up-entenda-o-que-e-e-saiba-o-que-fazer-para-reverter-o-acumulo-de-residuos-no-cabelo", "name": "efeito-build-up-entenda-o-que-e-e-saiba-o-que-fazer-para-reverter-o-acumulo-de-residuos-no-cabelo" } } ] }