Beleza Extraordinária

Eczema: entenda o que causa as inflamações na pele e veja dicas de uma dermatologista para cuidar do problema

  • O eczema é uma espécie de alergia, que aparece na forma de manchas vermelhas e ressecadas na pele (Foto: Shutterstock)
  • A dermatite atópica, tipo comum de eczema, costuma aparecer nas mãos, pés e no pescoço (Foto: Shutterstock)
  • Manter a hidratação em dia é fundamental para cuidar do eczema (Foto: Shutterstock)
  • A água micelar pode ser uma boa solução para limpar a pele com eczema (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
O eczema é uma espécie de alergia, que aparece na forma de manchas vermelhas e ressecadas na pele (Foto: Shutterstock)
  • O eczema é uma espécie de alergia, que aparece na forma de manchas vermelhas e ressecadas na pele (Foto: Shutterstock)
  • A dermatite atópica, tipo comum de eczema, costuma aparecer nas mãos, pés e no pescoço (Foto: Shutterstock)
  • Manter a hidratação em dia é fundamental para cuidar do eczema (Foto: Shutterstock)
  • A água micelar pode ser uma boa solução para limpar a pele com eczema (Foto: Shutterstock)

Sabe quando a pele está mais sensível, ressecada e com manchas avermelhadas? É muito provável que você sofra com eczema, um tipo bem comum de inflamação na derme. Cuidar da pele no caso de dermatite pode ser um desafio, já que alguns produtos - e, principalmente, a falta de hidratação - podem piorar ainda mais as descamações. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, o Beleza Extraordinária conversou com a dermatologista Renata Ayd, que também deu dicas para cuidar da dermatite. Confira!

Eczema é espécie de alergia, que pode deixar lesões avermelhadas na pele


Quem convive com o eczema com certeza já lidou com as inflamações na pele, não é? Muitas vezes chamado de dermatite, ele é uma espécie de alergia não-contagiosa caracterizada por manchas vermelhas e ásperas, normalmente acompanhadas de coceira. “Em alguns casos, pode fazer pequenas casquinhas até áreas bastante engrossadas como se fossem calosidades nas lesões mais crônicas”, conta Renata Ayd. Nas áreas com as manchas, a oleosidade natural da pele não é suficiente para mantê-la hidratada, o que  também a deixa mais seca e sensível.

Dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de eczema e costuma aparecer nas dobras do joelho e cotovelos


Manchas avermelhadas, pele mais sensível e ressecada e bastante coceira costumam ser sinais da dermatite atópica, um dos tipos de eczema mais comuns. Muitas vezes ligada a fatores genéticos, esse tipo de inflamação também pode ser desencadeado por fatores ambientais, como uma crise de rinite ou bronquite alérgicas. A dermatite atópica pode aparecer logo na infância, normalmente nas bochechas. “Com o passar da idade, costumam mudar seu padrão para descamação em áreas de dobras como cotovelos e atrás dos joelhos”, explica Renata Ayd. “Nos adultos, há manifestações frequentes nas mãos, pés e pescoço - geralmente na área onde se aplica o perfume”.

Dica: A principal recomendação da especialista para quem lida com a dermatite atópica é evitar muitos perfumes e corantes, viu? “O paciente atópico tem uma sensibilidade maior na pele”, completa.

Hidratação é o principal cuidado para tratar eczemas


De acordo com Renata Ayd, o principal cuidado para quem lida com eczema é manter a hidratação em dia. “Com óleos, sabonetes hidratantes e cremes hidratantes logo após o banho, quando a pele úmida consegue absorver melhor ainda os hidratantes da fórmula”, recomenda a especialista. Isso ajuda a manter a barreira cutânea, que está prejudicada no caso dos atópicos. “Azeite de oliva, manteiga de Karité, camomila, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas são ativos bastante usados.” Banhos demorados, principalmente com água quente, e sabonetes mais abrasivos devem ser evitados. Em caso de crises, o melhor a se fazer é procurar um dermatologista, já que o profissional pode acompanhar e receitar antialérgicos ou corticóides.

Dica: A água micelar é uma boa alternativa para a limpeza do rosto mais sensível ou com eczema, já que é um produto mais suave, sem álcool e sabões na fórmula.

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais