Beleza Extraordinária

É possível lavar o rosto somente com água? Dermatologistas dão a resposta

  • Lavar o rosto apenas com água só funciona para quem tem pele do tipo normal
Tela cheia
Previous Next
Lavar o rosto apenas com água só funciona para quem tem pele do tipo normal

Cada mulher tem sua rotina de beleza individual, principalmente no que se refere à pele. O sabonete específico para a cútis oleosa pode não funcionar para a seca e vice-versa, mas existem pessoas que dispensam totalmente o uso do produto para lavar o rosto apenas com água. O método, que soa natural e bem extremo, desperta opiniões controversas no mundo da dermatologia: confira o que os especialistas pensam do assunto e decida se vale a pena seguir a receita.

Adesão ao método depende de cada tipo de pele

A dermatologista Gabriella Correa, que atende no Rio de Janeiro, afirma que nenhuma de suas clientes segue esse método, mas acha que ele pode ser possível caso a pele em questão seja normal. Segundo a profissional, as mulheres com pele oleosa teriam problemas para aderir ao método, já que precisam do sabonete para eliminar a oleosidade excessiva. No caso das pessoas com pele seca, a rotina de cuidados teria que ser complementada com um hidratante para que o rosto se mantivesse saudável.

Água usada na limpeza precisa ser de boa qualidade

Por mais saudável que pareça, a água em si também pode causar problemas à pele. Quem explica é a dermatologista Jeannette Graf, que deu uma entrevista ao site "Refinery29" lembrando que algumas cidades têm componentes químicos muito fortes em sua água: "se você tem fósforo e flúor, o pH da água vai ficar muito baixo e vai ressecar a pele", diz.

O uso de maquiagem pode ser um problema

Além de ter pele do tipo normal e prestar atenção na qualidade da água usada, as mulheres que decidem lavar o rosto apenas com o líquido precisam tomar cuidado com o que usam no rosto. Maquiagens que são inofensivas para as adeptas de um bom sabonete facial, podem se acumular nos poros daquelas que não usam nenhum produto de limpeza profunda deteriorando a saúde da pele. A alternativa seria usar produtos quase tão delicados quanto H2O, mas que removessem as impurezas: Gabriella Correa e Jeannette Graf indicam a água miscelar, que limpa de uma forma suave enquanto hidrata.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!