Beleza Extraordinária

É possível alisar e pintar os cabelos no mesmo dia? Descubra se as químicas dos procedimentos são compatíveis

  • Alisar e pintar os cabelos no mesmo dia pode prejudicar a saúde capilar
Tela cheia
Previous Next
Alisar e pintar os cabelos no mesmo dia pode prejudicar a saúde capilar

Com dia-a-dia corrido é comum as mulheres quererem fazer tudo ao mesmo tempo, mas quando o assunto é cabelo, a pressa pode ser, mesmo, inimiga da perfeição. Os processos químicos aos quais os cabelos são submetidos tendem a modificar a estrutura dos fios, o que pode deixá-los mais frágeis e sem emoliência. Por isso, os cabeleireiros alertam para a cautela na hora de tingir e alisar as madeixas ao mesmo tempo, já que os dois procedimentos mexem com a abertura da cutícula e podem não ser compatíveis.

Alisamento à base de tioglicolato de amônio pode ser usado junto com tonalizante

Para a cabeleireira Katia Cilene, o tipo de química é que vai dizer se será possível alisar e tingir os fios no mesmo dia, mas atentando sempre para a importância de fazer antes o teste de mecha e se segurar de que as químicas usadas são compatíveis e não irão prejudicar a saúde capilar. Os cabelos submetidos a tratamentos com tioglicolato de amônio podem ser tingidos no mesmo dia, mas o ideal é buscar produtos semi-permanentes, ou seja, os tonalizantes sem amônia. Já as madeixas que utilizaram hidróxidos nos procedimentos de alisamento podem ter mais problemas ao serem coloridas. "Cabelos alisados com hidróxidos não devem ser tonalizados, pois é uma química mais forte", explicou a colorista.

Mechas e luzes não são compatíveis com alisamentos

Com a proximidade do verão, é comum as mulheres buscarem fios cada vez mais claros e iluminados, dando o toque da estação mais quente do ano nas madeixas. Aquelas que usam os cabelos alisados, no entanto, devem tomar um cuidado maior na hora de apostar em técnicas que exigem a descoloração, como as luzes, mechas californianas ou ombré hair. "O ideal é não descolorir o cabelo de forma alguma. Sempre brinco com as clientes que ou elas são lisas ou loiras. Os dois ao mesmo tempo, não. Mas se quiser muito, é necessário fazer o teste em uma mecha e analisar como o cabelo vai reagir", ensinou a especialista Katia Cilene.

Aquelas que não abrem mão de fazer as mechas mesmo com os cabelos alisados, devem esperar cerca de 15 dias para descolorir as madeixas. Aplicar os dois produtos no mesmo dia pode gerar uma quebra química nos fios. "Mesmo se correr tudo bem, o ideal é não aplicar um descolorante muito forte e investir apenas em uma cor mais dourada, já que o cabelo pode se partir por estar mais frágil", alertou a colorista. Colorir o cabelo antes de passar o produto de alisamento também pode não ser uma boa ideia: "o ideal é alisar o cabelo antes de pintar, pois a química de alisamento tende a desbotar a cor", explicou Katia Cilene.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais