Dormir pouco afeta a saúde pele? Veja como a falta de sono pode interferir na sua beleza

Quando o assunto é beleza, a maioria das mulheres têm rotinas bem pessoais e cheias de etapas, mas muitas acabam esquecendo de dar importância ao essencial: o sono. Com a correria do dia a dia, dormir de sete a oito horas por noite nem sempre é possível, mas diminuir o tempo de descanso pode ter consequências indesejáveis na aparência e saúde da sua pele. Confira 4 problemas que a falta de sono pode trazer para a sua beleza!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/dormir-pouco-afeta-a-saude-pele-veja-como-a-falta-de-sono-pode-interferir-na-sua-beleza" }

Saiba qual a rotina de cuidados ideal para a sua pele

1. Promove o aparecimento de acne 

 

Ao dormir pouco, o corpo acaba se sentindo exausto, e a pele sofre com isso. Os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, diminuem durante o sono, o que permite que a pele se regenere, mantendo as erupções cutâneas sob controle. Altos níveis de cortisol, porém, podem interferir com a forma como a cútis se recupera, promovendo o aparecimento de problemas como o acne. 

Além de dormir bem, também é importante limpar a pele em profundidade antes de ir para a cama,  com produtos demaquilantes ou lenços umedecidos, para evitar a obstrução dos poros durante o processo de renovação celular. 

2. Afeta a capacidade da pele para se proteger dos raios UV

 

É durante o sono que as células aceleram a produção de antioxidantes protetores para combater todos os possíveis ataques à saúde da pele no dia seguinte, e ainda reduzir os danos causados pelos radicais livres dos raios UV. Por isso, além de apostar em uma alimentação equilibrada rica em antioxidantes e de um bom filtro solar, não abra mão das oito horas de descanso por noite. 

3. Deixa a pele seca

 

Dormir pouco é praticamente garantia de pele ultra seca e sensível, mesmo para aquelas que sofrem com a oleosidade. A falta de sono promove inflamações e disfunções na barreira protetora da pele, o que leva à falta de hidratação. Além de dormir o suficiente, é também superimportante beber bastante água e sempre aplicar um creme hidratante noturno no rosto, pescoço e colo antes de deitar.

4. Provoca o envelhecimento precoce 

 

Altos níveis de cortisol também interferem na produção de colágeno, a proteína mais importante no rejuvenescimento e regeneração diários da pele. Sem tempo para produzir novas células de colágeno, essenciais para reparar os danos do dia anterior, o envelhecimento precoce da pele é inevitável, e com ele vêm as linhas finas, manchas e flacidez tão indesejadas. Para combater este problema, invista em produtos anti-idade enriquecidos com retinol e nunca esqueça o protetor solar ao sair de casa. 

Matéria publicada em 02 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/dormir-pouco-afeta-a-saude-pele-veja-como-a-falta-de-sono-pode-interferir-na-sua-beleza" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/e-possivel-combater-linhas-finas-de-expressao-da-pele-do-rosto-sem-botox-confira-a-opiniao-de-uma-dermatologista", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"e-possivel-combater-linhas-finas-de-expressao-da-pele-do-rosto-sem-botox-confira-a-opiniao-de-uma-dermatologista", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/tayna/imagens-grupo/1353-e-possivel-combater-linhas-finas-de-expressao-da-pele-do-rosto-sem-botox.jpg?rev=dbc1ca72cfc6481d906de5b9857df343", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-03-06T16:45:19+00:00", "dateModified": "2024-03-06T16:51:43+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/dormir-pouco-afeta-a-saude-pele-veja-como-a-falta-de-sono-pode-interferir-na-sua-beleza", "name": "dormir-pouco-afeta-a-saude-pele-veja-como-a-falta-de-sono-pode-interferir-na-sua-beleza" } } ] }