Beleza Extraordinária

Dormir pouco afeta a saúde pele? Veja como a falta de sono pode interferir na sua beleza

  • Saiba porque é essencial dormir uma boa noite de sono e quais os danos que a falta de descanso pode trazer para a sua pele
Tela cheia
Previous Next
Saiba porque é essencial dormir uma boa noite de sono e quais os danos que a falta de descanso pode trazer para a sua pele

Quando o assunto é beleza, a maioria das mulheres têm rotinas bem pessoais e cheias de etapas, mas muitas acabam esquecendo de dar importância ao essencial: o sono. Com a correria do dia a dia, dormir de sete a oito horas por noite nem sempre é possível, mas diminuir o tempo de descanso pode ter consequências indesejáveis na aparência e saúde da sua pele. Confira 4 problemas que a falta de sono pode trazer para a sua beleza!

1. Promove o aparecimento de acne 

Ao dormir pouco, o corpo acaba se sentindo exausto, e a pele sofre com isso. Os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, diminuem durante o sono, o que permite que a pele se regenere, mantendo as erupções cutâneas sob controle. Altos níveis de cortisol, porém, podem interferir com a forma como a cútis se recupera, promovendo o aparecimento de problemas como o acne. 

Além de dormir bem, também é importante limpar a pele em profundidade antes de ir para a cama,  com produtos demaquilantes ou lenços umedecidos, para evitar a obstrução dos poros durante o processo de renovação celular. 

2. Afeta a capacidade da pele para se proteger dos raios UV

É durante o sono que as células aceleram a produção de antioxidantes protetores para combater todos os possíveis ataques à saúde da pele no dia seguinte, e ainda reduzir os danos causados pelos radicais livres dos raios UV. Por isso, além de apostar em uma alimentação equilibrada rica em antioxidantes e de um bom filtro solar, não abra mão das oito horas de descanso por noite

3. Deixa a pele seca

Dormir pouco é praticamente garantia de pele ultra seca e sensível, mesmo para aquelas que sofrem com a oleosidade. A falta de sono promove inflamações e disfunções na barreira protetora da pele, o que leva à falta de hidratação. Além de dormir o suficiente, é também superimportante beber bastante água e sempre aplicar um creme hidratante noturno no rosto, pescoço e colo antes de deitar.

4. Provoca o envelhecimento precoce 

Altos níveis de cortisol também interferem na produção de colágeno, a proteína mais importante no rejuvenescimento e regeneração diários da pele. Sem tempo para produzir novas células de colágeno, essenciais para reparar os danos do dia anterior, o envelhecimento precoce da pele é inevitável, e com ele vêm as linhas finas, manchas e flacidez tão indesejadas. Para combater este problema, invista em produtos anti-idade enriquecidos com retinol e nunca esqueça o protetor solar ao sair de casa. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!