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Dor nas costas no trabalho? Confira dicas e exercícios que você pode fazer no escritório para evitar o problema

  • Saiba o que fazer para evitar dor nas costas no trabalho! (Foto: Shutterstock)
  • Seguindo alguns cuidados simples na própria mesa de trabalho, é possível evitar o desconforto nas costas (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Reservando um tempo para se alongar e esticar os músculos, você vai ficar mais confortável ao longo do dia no trabalho (Foto: Shutterstock)
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Saiba o que fazer para evitar dor nas costas no trabalho! (Foto: Shutterstock)
  • Saiba o que fazer para evitar dor nas costas no trabalho! (Foto: Shutterstock)
  • Seguindo alguns cuidados simples na própria mesa de trabalho, é possível evitar o desconforto nas costas (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Reservando um tempo para se alongar e esticar os músculos, você vai ficar mais confortável ao longo do dia no trabalho (Foto: Shutterstock)

Se você trabalha o dia todo sentado, já deve ter sofrido com dores nas costas. Em maior ou menor intensidade, esse problema afeta a maioria das pessoas do meio corporativo - principalmente, quem é sedentário e não conta com a ajuda de uma atividade física para aliviar a tensão causada pela parte superior do corpo. No entanto, a boa notícia é que existem cuidados e exercícios simples que você pode fazer para acalmar os músculos e prevenir ou aliviar a dor. Confira!

Ficar horas sentada em uma mesma posição é o que causa a dor nas costas 

A dor nas costas é uma das maiores queixas físicas no ambiente de trabalho - principalmente, entre aqueles que ficam o dia todo sentados em frente a uma tela de computador. Afetando homens e mulheres de qualquer faixa etária, ela pode aparecer tanto como um incômodo leve quanto com uma dor crônica que pode até impossibilitar as atividades. 

No geral, esse incômodo afeta com mais frequência quem é sedentário; mas, por ser causada pelo número de horas seguidas em uma mesma posição, também pode comprometer quem pratica exercícios físicos se não forem tomados alguns cuidados específicos. Ficar de olho na posição da cadeira, manter uma postura correta e dar uma caminhada ao longo do dia são alguns bons exemplos, mas não para por aí. Veja a lista!

1. Observe a cadeira em que você está sentada

Antes de qualquer coisa, você precisa observar se a sua cadeira não está contribuindo para a dor na coluna. O correto é que ela permita que seus dois pés fiquem apoiados no chão, que o assento seja firme para você ficar confortável, e que tenha apoio para o antebraço. Além disso, também vale verificar se o encosto está com uma altura que te permita manter uma curvatura normal sem dificuldade. 

2.  Levante de 1 em 1 hora 

Para evitar a dor na coluna, o ideal é evitar passar mais de 1 hora sentada. Por isso, tenha o cuidado de ficar de olho no relógio e levantar para fazer algo antes de atingir essa marca! Não precisa nem demorar: ir até à cozinha para buscar água ou parar cinco minutinhos para cumprimentar um amigo de outro setor já é suficiente. Além de evitar o incômodo na lombar, você ainda vai aliviar o seu estresse com essa pausa!

3. Estique as costas com um abraço

Um exercício simples para evitar a dor nas costas é o que consiste em abraçar o próprio corpo. Para fazê-lo, é só colocar a mão direita no ombro esquerdo e a esquerda no direito - como se estivesse se abraçando mesmo - e inspirar e expirar o ar enquanto solta os braços. Dessa forma, você vai relaxar os músculos do corpo de maneira rápida e prática na própria mesa.  

4. Se movimente mesmo sentada 

Você também pode se movimentar sem precisar levantar! Para fazer isso, a dica é girar os pés e tornozelos para os dois lados e usar os braços para se alongar - colocando-os bem esticados acima da cabeça por alguns segundos. Você também pode balançar um pouco a perna, para frente e para trás, para que o joelho também fique em movimento. 

5. Tenha cuidado ao se levantar

Sabia que até mesmo o modo como você se levanta pode prejudicar ou favorecer a sua coluna? Por isso, tenha cuidado! Em vez de forçar apenas os músculos do pescoço e do ombro, incline todo o corpo para frente mantendo essas áreas mais leves e estique os joelhos ao mesmo tempo que ergue a cabeça e o tronco para se levantar. 

6. Use as mãos, cabeça e a respiração para se mexer

Para se alongar ainda mais, outra dica é esticar bem os braços com os dedos entrelaçados acima da cabeça, e incliná-la para trás para olhar para o teto. Enquanto faz isso, mantenha o queixo bem levantada e faça a técnica de inalar, inspirar e expirar durante os minutinhos em que estiver se alongando. 

Redação: Nívia Passos

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