Beleza Extraordinária

Do preto ao vermelho: como fazer a transformação em casa de forma segura?

  • Do preto ao vermelho em casa: descubra aqui como conquistar o cabelo ruivo sem danificar os fios
  • O cabelo vermelho pode ser uma ótima opção para quem quer ousar e transformar os fios escuros
Tela cheia
Previous Next
Do preto ao vermelho em casa: descubra aqui como conquistar o cabelo ruivo sem danificar os fios
  • Do preto ao vermelho em casa: descubra aqui como conquistar o cabelo ruivo sem danificar os fios
  • O cabelo vermelho pode ser uma ótima opção para quem quer ousar e transformar os fios escuros

Você tem os cabelos escuros e sempre sonhou em fazer uma mudança radical? Passar do cabelo preto ao vermelho pode ser uma ótima forma de alcançar esse objetivo, trazendo elegância e sofisticação ao visual. Mas se você está pensando em fazer a transformação em casa, vale conferir algumas dicas para evitar manchas e garantir um resultado incrível.

Além de escolher uma nuance de cabelo ruivo que combine com o seu tom de pele, também é importante saber como é o processo para chegar ao vermelho. Assim, você evita erros e imprevistos durante a coloração e também protege as madeixas de danos. Veja as dicas abaixo!

Como mudar a cor do cabelo preto para ruivo: preciso descolorir?

Muitas mulheres de cabelo escuro acreditam que só é possível alcançar os tons vermelhos através da descoloração. Mas a verdade é que isso varia muito de acordo com a cor que você escolher para a mudança. Quem está pensando em aderir ao cabelo vermelho escuro, quase sempre consegue uma boa cobertura sem precisar descolorir.

Por outro lado, se você busca um cabelo vermelho mais aberto e intenso, em tons de cobre ou strawberry blonde, é provável que a descoloração seja necessária. Isso porque essas nuances precisam de uma base mais clara para abrir na altura de tom certa e fixar melhor no interior do fio. 

Cabelo preto tingido precisa de decapagem antes da transformação para o vermelho

A regra básica da colorimetria é que tinta não clareia tinta. Por isso, se o seu cabelo preto é tingido, é preciso passar pela decapagem, um procedimento de limpeza dos fios para retirar os pigmentos da coloração anterior e clarear o cabelo. Só depois de passar por esse processo é que os fios estarão prontos para receber uma nova cor.

Nesse caso, o mais recomendado é ir até um salão para fazer a decapagem. Mas antes de agendar sua ida ao cabeleireiro, vale analisar algumas características do fio para saber se ele está saudável o suficiente para passar pelo procedimento sem correr risco de acabar danificado.

Se as madeixas estiverem quebradiças, ressecadas e com muito frizz, pode não ser o melhor momento para fazer a decapagem. Isso porque a química deixa o fio poroso, perdendo proteínas e água com facilidade, o que pode agravar ainda mais os problemas anteriores ao processo. Nesse caso, o mais recomendado é fazer um cronograma capilar por pelo menos um mês para recuperar a saúde da fibra e prepará-la para passar pela decapagem com segurança. 

Melhores tons de ruivo escuro para pintar o cabelo preto

Quem tem o cabelo preto e está considerando adotar o vermelho pode apostar nos tons de ruivo escuro. Além de serem mais fáceis de alcançar, já que nem sempre é necessário retirar os pigmentos do fio com decapagem para que a coloração vermelho escuro tenha uma boa fixação no preto, eles também trazem um ar moderno ao visual. 

Tonalidades com o fundo mais fechado como borgonha, marsala e bordô são excelentes opções para fazer a transformação de forma segura. Para um toque um pouco mais ousado e uma cor vibrante, experimente os reflexos mais abertos do acaju ou vermelho cereja

O tonalizante ruivo é suficiente para pintar o cabelo preto?

Usar tonalizante ruivo para colorir o cabelo preto em casa pode parecer uma ótima ideia. Afinal, esse tipo de produto não conta com amônia em sua fórmula, então ele agride menos os fios durante a química do que a coloração permanente. No entanto, é importante lembrar que o tonalizante apenas deposita pigmentos na superfície do fio, o que faz com que ele não tenha capacidade de clarear o cabelo. Sendo assim, o tonalizante ruivo é mais recomendado para quem quer colorir cabelos castanhos claro, médio ou escuro virgens.

Se você tem o cabelo preto, dificilmente o produto vai conseguir oferecer uma cobertura duradoura por si só. No preto natural ou tingido, ele pode criar nuances avermelhadas escuras que ficam mais evidentes na luz, mas não tonaliza por completo. Assim, quase sempre é preciso passar pela decapagem ou descoloração. Na dúvida, vale conversar com seu cabeleireiro de confiança antes de arriscar.

Dicas para manter o cabelo vermelho vibrante depois da coloração

A melhor forma de proteger a cor do cabelo ruivo e deixar a nuance viva por mais tempo é tomar alguns cuidados depois da coloração e manter uma rotina de hidratações no banho. Confira algumas dicas!

Dica 1) Aposte em um shampoo e condicionador próprios para fios coloridos, que contam com ingredientes antioxidantes capazes de prevenir o desbotamento.

Dica 2) Também é importante usar finalizadores com filtro UV e proteção térmica, principalmente para quem usa chapinha, secador ou babyliss;

Dica 3) Hidratar o cabelo com máscara de hidratação para cabelos coloridos vai ajudar para manter o cabelo vermelho macio e brilhante da raiz às pontas.

Redação: Maria Antônia Rocha 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação