Beleza Extraordinária

Do castanho para o ruivo: o que é preciso fazer para mudar de um tom para outro

  • Passar do castanho para o ruivo dispensa despigmentação, mas exige paciência
Tela cheia
Previous Next
Passar do castanho para o ruivo dispensa despigmentação, mas exige paciência

Ter cabelos ruivos é o sonho de muitas mulheres ao redor do mundo. Chegar ao tom vermelho pode ser mais fácil para as loiras, mas mesmo as que sustentam um tom escuro de castanho podem alcançar o tom. A boa notícia é que para chegar lá nem sempre é preciso passar por processos agressivos ao fio, como descoloração ou decapagem, mas em contrapartida é necessário ter paciência até conquistar a nuance ideal.

Ficar ruiva é um processo gradual

Para o cabeleireiro Edson Alves, a solução menos agressiva para as madeixas morenas que querem virar ruivas é ir fazendo mechas vermelhas aos poucos: "em três meses, com pelo menos uma visita ao salão por mês, ela vai estar com o tom desejado", explica.

Bruno Padovan também é contra processos mais radicais, que envolvem descoloração e decapagem, e é outro a defender que a mudança seja feita devagar. "Se o cabelo for virgem, conseguimos passar do castanho ao ruivo no mesmo dia, mas se já houver coloração, a melhor saída é fazer luzes. O profissional explica que a cliente que chegar no salão com os cabelos pintados de castanho e quiser transformação imediata precisa estar consciente que a tinta vai desbotar mais fácil: "teríamos que recorrer à despigmentação primeiro e esses processos abrem muito as escamas do fio - como o ruivo é uma "cor fantasia", o cabelo não vai segurar o tom por muito tempo", revela. A solução ideal, segundo Padovan, é fazer mechas de 15 em 15 dias para o pH do cabelo ter tempo de se estabilizar e a cor ser fixada de verdade.

Alcance o ruivo perfeito

Para executar a transformação, Padovan conta que usa no mínimo três nuances diferentes de vermelho e revela o segredo de um tom uniforme: "como a raiz é um cabelo mais 'novo', ela recebe a tinta de uma forma diferente e a região pode acabar ficando mais clara que as pontas. Para isso não acontecer, uso um oxidante mais forte para o comprimento e outro mais leve para a parte de cima", ensina. Os oxidantes são produtos que agem na absorção da tinta – aplicando da maneira correta, o resultado será de madeixas sem manchas e com cor homogênea.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais