Beleza Extraordinária

Do castanho escuro ao loiro platinado: como preparar os fios e fazer a transformação em casa?

  •   Veja como ir do cabelo castanho escuro ao loiro platinado de forma saudável para os fios   (Foto: Instagram @chrisweberhair)
  •   Para chegar ao loiro platinado, o ideal é clarear o castanho escuro pouco a pouco   (Foto: Instagram @chrisweberhair)
Tela cheia
Previous Next
Veja como ir do cabelo castanho escuro ao loiro platinado de forma saudável para os fios (Foto: Instagram @chrisweberhair)
  •   Veja como ir do cabelo castanho escuro ao loiro platinado de forma saudável para os fios   (Foto: Instagram @chrisweberhair)
  •   Para chegar ao loiro platinado, o ideal é clarear o castanho escuro pouco a pouco   (Foto: Instagram @chrisweberhair)

O cabelo loiro platinado é o sonho de consumo de muita gente, mas ao mesmo tempo também enche de medo as donas de cabelo castanho escuro que sentem vontade de apostar na transformação. A grande vilã dessa história é a descoloração: o processo de retirar os pigmentos naturais dos fios para alcançar o visual claríssimo pode danificar as madeixas se não for feito de forma correta e se os cabelos não estiverem preparados para isso. 

Para te ajudar nesse momento, o Beleza Extraordinária preparou um guia completo para te ensinar a cuidar dos fios descoloridos, como fazer se seu visual escuro foi conquistado com tinta castanho escuro, escolher o melhor tom de platinado para você e manter não só a cor, mas a saúde do seu cabelo antes e depois da transformação!

Tratamentos são parte da preparação para ir do castanho escuro ao loiro platinado

A paciência é fundamental para ir da cor de cabelo castanho escuro ao loiro platinado, já que a descoloração necessária para alcançar esse resultado deve ser intensa - porque as duas cores têm muitos tons entre si.  Por isso, antes de mais nada, é necessário preparar os fios escuros para receber o procedimento. 

Uma boa dica para esse momento é investir em uma rotina de tratamentos bem estabelecida, como o cronograma capilar. Com essa rotina, você vai conseguir hidratar e nutrir os fios para que eles resistam ao ressecamento comum à descoloração. Além disso, a reconstrução capilar vai ajudar a fortalecer a fibra dos fios para que eles resistam à retirada de pigmentos necessária para que você consiga cabelos loiros platinados.

 

Escolha o tom de loiro platinado que mais combina com você

Engana-se quem pensa que toda tinta loiro platinado é igual. Apesar de o fundo cinza ou branco serem os mais comuns, você também pode investir em tonalidades que puxem para o mel, dourado ou até mesmo acobreado. 

Para um visual harmônico, a dica é escolher um tom de platinado que combine com o subtom da sua pele. Para os mais rosados, são mais indicados os de fundo frio, como o acinzentado e o branco, enquanto peles mais amareladas podem investir nas cores de fundo mais quente, como o platinado dourado.

Descoloração no cabelo castanho escuro deve ser feita em etapas

Se o seu cabelo castanho escuro é natural, a descoloração vai ser suficiente para que você consiga alcançar o cabelo loiro platinado, mas atenção: como as duas cores são bem distantes na tabela de colorimetria, a melhor forma de conseguir clarear os fios é indo de pouco em pouco - principalmente se você fizer o processo em casa. Foque em clarear de dois a três tons por sessão e aguarde alguns dias antes de aplicar o descolorante novamente. Nesse intervalo, aproveite para tratar os fios. 

No caso de cabelos castanhos que foram pintados, a descoloração deve ser feita com uma decapagem, um procedimento que retira dos fios os pigmentos artificiais que ficam depositados nele depois que você muda a cor. Como a retirada da tinta de cabelo castanho escuro é um procedimento mais agressivo, o ideal, nesse caso, é contar com a ajuda de um profissional de confiança para garantir um resultado que preserve a saúde dos seus fios.

Veja quais são os cuidados com o cabelo platinado

É preciso caprichar na sua rotina de cuidados após descolorir o cabelo castanho escuro. Aplique sempre um protetor térmico nos fios antes de usar secador, chapinha e outras ferramentas de calor. Além disso, é importante tomar cuidado também com sol e piscina, já que o cloro pode alterar a cor do loiro platinado.

Agora que você é mais uma loira platinada nesse time que só cresce, tome cuidado ao escolher seu shampoo e condicionador. Evite aqueles que tenham fórmulas coloridas, já que os pigmentos também podem manchar os fios platinados - um caso à parte é o shampoo matizador com pigmentos roxos. Uma máscara de reconstrução para reparar o cabelo descolorido também não pode faltar na sua rotina!

Redação: Giovanna Pego

 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação