Beleza Extraordinária

Dieta low carb: o que é e quais os benefícios da rotina alimentar com baixo carboidrato para pele e corpo

  • A dieta low carb pode ser uma grande aliada para a saúde do corpo e da pele. Entenda mais na matéria! (Foto: Instagram  @helenowen)
  • A alimentação balanceada com menos carboidratos e mais proteínas e vegetais é a base da low carb (Foto: Instagram  @diet_doctor)
  • Frutas também podem ser inseridas na dieta low carb para equilibrar o cardápio (Foto: Instagram  @laurenlewiss_)
Tela cheia
Previous Next
A dieta low carb pode ser uma grande aliada para a saúde do corpo e da pele. Entenda mais na matéria! (Foto: Instagram @helenowen)
  • A dieta low carb pode ser uma grande aliada para a saúde do corpo e da pele. Entenda mais na matéria! (Foto: Instagram  @helenowen)
  • A alimentação balanceada com menos carboidratos e mais proteínas e vegetais é a base da low carb (Foto: Instagram  @diet_doctor)
  • Frutas também podem ser inseridas na dieta low carb para equilibrar o cardápio (Foto: Instagram  @laurenlewiss_)

Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta da dieta low carb para equilibrar a alimentação e trazer benefícios como a perda de peso e, inclusive, prevenção de problemas de pele como acne, flacidez e rugas precoces. No entanto, a ideia está longe de ser a retirada completa dos carboidratos no dia a dia, viu?

O intuito desse estilo de vida é mostrar que não faltam opções de carnes, verduras, frutas e gorduras boas para substituir a farinha branca e as comidas industrializadas no cardápio diário. Continue lendo a matéria e entenda mais sobre o assunto!

Alimentação low carb ajuda a amenizar os problemas de pele com dieta mais saudável

Engana-se quem pensa que os carboidratos são responsáveis apenas pelos quilinhos a mais na balança. Uma vez absorvidos pela alimentação, os tipos refinados começam a influenciar negativamente na produção de colágeno das células, o que provoca a sensação de pele flácida e rugas mais aparentes. 

Além disso, até mesmo a acne pode ser relacionada com os açúcares e carboidratos, por isso, também sofre influências positivas com a dieta low carb. Algumas pesquisas feitas nos Estados Unidos já levantam a hipótese de que moderar o consumo desses alimentos pode ajudar na diminuição e controle de espinhas.

Como funciona a dieta low carb?

Pão francês de manhã, macarrão no almoço, biscoito no lanche... a dieta do brasileiro costuma ser bastante rica em carboidratos, certo? Mas é exatamente isso que a low carb propõe diminuir. A ideia principal é substituir as opções refinadas pelas integrais e sempre preferir vegetais, grãos, proteínas e alimentos sem rótulos, tudo o mais natural possível. 

Com essa mudança de estilo de vida o que não faltam são vantagens: além de ajudar na qualidade de vida, uma alimentação feita com carboidratos de índice glicêmico baixo ou moderado resulta em mais energia para o corpo, eliminação a gordura extra e até mesmo a prevenção de doenças como a diabetes.

Descubra quais opções de comida são as mais indicadas para a alimentação com baixo carboidrato:

Optar pela low carb não significa parar de comer comidas gostosas - e é importante lembrar que não faltam pratos adaptados para a versão com menos carboidrato, quase todos com receitas disponíveis na internet. No entanto, vale saber quais alimentos estão permitidos para consumo, e seriam:

- carnes de todos os tipos, como peixes, crustáceos, frango, carne vermelha e de porco;

- verduras de todos os tipos, como alface, rúcula, couve, brócolis, tomate e cebola;

- frutas com menos carboidratos, como abacate, morangos, cocos e amoras;

- queijos com menos carboidratos, como provolone, muçarela, prato e parmesão;

- oleaginosas, como castanha de caju e do pará, nozes, amêndoas e macadâmia;

- óleo de côco, azeite de oliva e manteiga;

- temperos em geral;

- kefir.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais