Beleza Extraordinária

Dicas práticas para colorir os cabelos em casa

Tela cheia
Previous Next
Vídeo ensina dicas para acertar na coloração

Seja pelo orçamento mais apertado, pela falta de tempo ou apenas pela vontade de ousar um pouquinho mais, abrir mão dos salões de beleza para colorir os cabelos em casa está se tornando algo cada vez mais atraente para as mulheres. Tingir os fios sozinha pode até não dar a mesma segurança do que entregar as madeixas nas mãos de profissionais, mas isso não quer dizer que o resultado não possa ser perfeito. Para evitar errinhos comuns, o Beleza Extraordinária separou algumas dicas para conquistar um efeito incrível na coloração dos cabelos.

Como escolher a nova cor para as madeixas

O primeiro passo quando se decide mudar a tonalidade dos fios em casa é escolher uma nova cor, já que não poderemos contar com a ajudinha do colorista para indicar o tom que ficará mais harmonioso. Como a mudança feita sozinha tem mais risco de não ser perfeita, vale optar por poucos tons diferentes do original dos fios. Observar a tonalidade da pele, cor dos olhos, estilo de vida e até mesmo a época do ano também ajuda a não errar na escolha. Para as donas de pele clarinha e olhos claros, por exemplo, uma dica é apostar em tons mais claros para completar as características, enquanto as morenas podem optar por uma tonalidade mais escura para os fios.

A temperatura da pele - quente ou fria - também deve ser levada em conta. Se a pele conta com pigmentos avermelhados, escolher uma cor quente pode deixar o visual mais corado, enquanto os tons frios deixarão a produção mais sóbria. Já as donas de pele com fundo azulado podem apostar em tons com detalhes dourados para aquecer a produção.

Por fim, o estilo de vida pode ser crucial na escolha da nova cor para as madeixas. Para aquelas que mantêm um dia a dia mais corrido, por exemplo, cores de baixa manutenção são a ideia perfeita - vale afastar apenas um tom do natural ou investir em luzes e reflexos. Optar por tons mais claros para o verão e escuros para o inverno também é uma dica para não correr o risco de errar na escolha.

Faça testes antes de colorir todo o cabelo

Antes de aplicar a coloração escolhida em toda a madeixa é importante fazer alguns testes com o produto. Separe uma mecha da parte de trás dos cabelos, próxima à nuca, e aplique a coloração e deixe agir pelo tempo determinado. O processo vai ajudar a descobrir possíveis alergias ou reações ao produto, além de mostrar a tonalidade que o cabelo ganhará após a aplicação.

Apesar da caixinha vir com alguns exemplos de como a coloração ficará nos fios, cada cabelo vai reagir de forma diferente ao produto, dependendo do tempo de ação e da quantidade de tintura. Por isso, fazer o teste da mecha antes ajudará a determinar um plano de ação para conquistar a tonalidade desejada.

Evite colorações com papel alumínio

É muito comum as mulheres investirem no papel alumínio para auxiliar no clareamento das madeixas, mas o produto pode dificultar na hora de observar o tom adotado e até mesmo deixar as madeixas manchadas. Se a ideia for criar luzes dos cabelo, vale optar pelas coloração que já contem com aplicadores específicos para espalhar a coloração de forma uniforme nos fios, controlando melhor onde o produto será depositado.

Itens inusitados podem ajudar na aplicação

O momento de aplicar a coloração nas madeixas também precisa de uma atenção toda especial para manter a cor uniforme. Prefira fórmulas que não pinguem, para evitar manchas nas madeixas. Comece sempre aplicando poucas quantidades do produto e vá adicionando mais apenas nas áreas que ainda estão sem a coloração.

Adicionar itens inusitados para o kit de coloração também pode ajudar a manter a aplicação mais uniforme. Vale investir em escovas de dente, palito de picolé, ponta de um pente e pincel de sobrancelhas. Use os pincéis mais fininhos para criar linhas mais precisas na raiz dos cabelos, enquanto os itens que permitem espalhar mais produtos podem ser os escolhidos para as pontinhas dos fios. Antes de usar as ferramentas com a tintura, vale testar com o condicionador ou creme de hidratação, para observar os produtos que mais vão ajudar a manter a aplicação perfeita nas madeixas.

Após colorir: saiba os cuidados necessários

Se a coloração ficou perfeita e deseja continuar com o ritual de beleza em casa, é importante não aplicar o produto em todo o cabelo em cada retoque. Opte por aplicar a cor apenas na raiz dos fios, para deixá-los uniformes. Caso a nova tonalidade escolhida seja por uma mais clara do que a original, o shampoo roxo deve ser produto indispensável na rotina de beleza, para neutralizar tons mais amarelados ou alaranjados, assim como as tonalidades douradas podem ser harmonizadas com produtos com café. Investir nas hidratações semanais também se torna obrigatório, para ajudar a manter as madeixas saudáveis e a tonalidade viva e brilhante.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação