Beleza Extraordinária

Dicas para cuidar do pescoço e manter a aparência jovem por mais tempo

  • Os cuidados com o pescoço envolvem a hidratação da área e precisam começar cedo
Tela cheia
Previous Next
Os cuidados com o pescoço envolvem a hidratação da área e precisam começar cedo

Cuidar do rosto é uma tarefa que muitas mulheres aprendem aos poucos, passando pelas espinhas da adolescência e o medo das rugas que vêm depois. Apesar de estar ali pertinho, o pescoço é quase sempre negligenciado e a falta de atenção com essa área pode anular todo esforço com a parte de cima, já que ele facilmente denuncia a idade. Para que a região fique em dia no futuro, os tratamentos precisam começar cedo e podem ser incluídos na rotina diária sem grandes sacrifícios.

Por que o pescoço é tão propenso a ficar enrugado?

A dermatologista Marisa Gonzaga conta que o fato da pele do pescoço ser fina, com a derme pouco espessa e com pouca gordura subcutânea, é a razão da região apresentar mais rugas: "como é uma área com pouca elasticidade e com tendência ao ressecamento, a propensão à flacidez e à formação de rugas também é maior", explica a especialista.

Dicas para cuidar da área de maneira correta

Marisa revela que cuidar do pescoço não é trabalhoso, basta usar os mesmos cremes hidratantes com protetor solar que já são utilizados na face. Apesar disso, a médica alerta que é preciso ficar atenta a qualquer irritação, já que a pele do local costuma ser mais sensível que a do rosto. Nesses casos, uma boa opção pode ser lançar mão dos produtos específicos para a região dos olhos, já que a pele de ambas as áreas é semelhante e têm basicamente as mesmas características. Como essa parte do corpo é propensa à formação de cravos, é fundamental observar se o produto usado é não comedogênico, isto é, se não entope os poros favorecendo o problema.

Para a profissional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os antioxidantes tomados via oral também podem ser parceiros na prevenção do envelhecimento causado pelo sol, mas alternativas mais drásticas como as plásticas só são indicadas para casos onde há intensa flacidez com sobras de pele ou gordura localizada.

Começar a hidratação desde cedo é o segredo

Segundo Marisa, o momento certo para iniciar os cuidados com o pescoço é após os 15 anos, quando os danos causados pelo sol têm efeito irreversível e cumulativo. "Eu sempre digo que nós só lembramos do colo quando já está estragado", conta. Para conseguir um resultado satisfatório a longo prazo, "a aplicação dos hidratantes com protetor solar precisa ser feita de duas a três vezes ao dia", indica.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais