Beleza Extraordinária

Dicas para acordar linda: como combater o inchaço e a falta de viço na pele

  • Com alguns cuidados, é possível acordar com expressão iluminada e sem inchaços no rosto
Tela cheia
Previous Next
Com alguns cuidados, é possível acordar com expressão iluminada e sem inchaços no rosto

Por mais que se tente evitar, há dias em que o rosto amanhece inchado e a pele sem viço e luminosidade. Uma boa noite de sono pode fazer a diferença na expressão ao acordar. Para a esteticista Roseli Cruz os cuidados para acordar linda precisam ser contínuos e devem começar antes de se deitar: "existem truques para melhorar a pele depois de acordar, mas o ideal é cuidar antes, fazer tratamentos, lavar o rosto todo dia e tirar a maquiagem", ensina a profissional.

Como prevenir os efeitos de uma noite mal dormida

Uma boa noite de sono pode fazer maravilhas pela pele, porém, nem sempre é possível dormir o suficiente. Para evitar que o rosto demonstre cansaço, Roseli aconselha a manter uma rotina de beleza antes de dormir, que deve começar pela limpeza da face. Retirar a maquiagem e os resíduos diários que ficam na pele é tão importante quanto o próximo passo, a tonificação, que mantém a elasticidade, e o último passo, a hidratação. "Cremes noturnos acalmam, hidratam, regulam a oleosidade e diminuem poros e vermelhidão. Para quem já precisa, é importante usar os anti-idade também à noite, porque é nesse período que a pele renova as células", explicou Roseli. Para a profissional, esse cuidado deve ser diário e deve envolver esfoliações em períodos mais espaçados e peelings para manter o rosto com aspecto de pele de bebê.

Como resolver o inchaço e os efeitos na pele ao acordar

Se o inchaço aparecer mesmo com os cuidados antes de dormir, é possível lançar mão de alguns truques para revitalizar a expressão em poucos minutos. Uma opção é investir em produtos energizantes, como adstringentes e cremes, aplicando com uma massagem no rosto, para promover uma drenagem linfática nas partes inchadas. Outra solução, é lavar o rosto com água gelada ou aplicar gelo na parte mais afetada do rosto, porque a baixa temperatura relaxa os músculos, rígidos pela sessão de sono.

Maquiagem: parceira para melhorar a expressão depois da noite de sono

A maquiagem tem o poder de deixar o rosto com aspecto mais bonito e com cor de saúde. A pele pode ganhar luminosidade e viço com a ajuda do B.B. Cream, que além de funcionar como base, hidrata a área. Com a ajuda de sombras e delineadores, é possível disfarçar o inchaço dos olhos. Um batom de cor viva ajudar a tirar a atenção do olhar cansado. Outro aliado é o blush, que cria bochechas rosadas e um ar de saúde até mesmo nas peles mais opacas.

Hábitos potencializam a cara de noite mal dormida

Os hábitos noturnos também são importantes para acordar com o rosto impecável. O inchaço, por exemplo, pode ser evitado deitando a cabeça corretamente sobre o travesseiro, deixando-o na altura do ombro, o que facilita a circulação sanguínea. Para quem dorme de bruços, os resultados são ainda piores, pois há retenção de líquidos durante a noite. O corpo em posição horizontal espalha os líquidos presentes no organismo, que se acumulam no rosto, deixando-o inchado pela manhã.

O corpo sofre com o inchaço, segundo a dermatologista Cynthia Meyrelles porque o quando estamos deitados, a drenagem natural diminui: "em condições normais, o volume total de líquidos no corpo de um adulto é de 60% a 70% de seu peso. Enquanto dormimos,a posição ajuda a acumular líquidos no espaço entre os vasos e as células nas extremidades,como mãos, pés, pálpebras e rosto", explicou.

Pele sofre efeitos de má alimentação

Outro hábito envolvendo o travesseiro é o material, que deve ser trocado nos primeiros sinais de alergia. Os feitos de pena podem causar, além de inchaço, vermelhidão no rosto. Para as fronhas, o cuidado envolve o cabelo, que fica com menos frizz em contato com materiais finos como o cetim e a seda. Os hábitos do dia-a-dia costumam interferir na qualidade da pele. Além dos tratamentos para manter a cútis iluminada, evite excesso de bebida, cigarro e mantenha uma dieta balanceada, que ajuda na renovação celular, promovendo um efeito antioxidante, que garante uma pele mais bonita e saudável: "o excesso de toxinas deixa a pele ressecada e sem vida. Quanto mais regulado é o organismo, mais saudável ele será por dentro e por fora", ensinou Cynthia.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!