Beleza Extraordinária

Dica: guia de como aplicar coloração e cobrir perfeitamente os fios brancos

  • Confira o passo a passo para cobrir os cabelos brancos e deixar os fios bonitos e com cor vibrante
Tela cheia
Previous Next
Confira o passo a passo para cobrir os cabelos brancos e deixar os fios bonitos e com cor vibrante

Colorir o cabelo em casa vai além de escolher a tinta. Se para quem tem madeixas naturais existe o problema de retocar a raiz, para quem já começa a ter os primeiros grisalhos, a questão vai além de conquistar uma cor brilhante, conseguir cobrir os fios brancos, que são mais resistentes, pode ser um desafio. Confira algumas dicas que fazem a diferença para deixar a coloração mais duradoura:

1 – Escolha corretamente a coloração

Cabelos com mais de 40% de fios brancos precisam usar tinta permanente com numeração única ou acompanhada de zero, como "5" ou "5.0", que se fixam melhor nas madeixas do que as com reflexo. Quem usa colorações com nuance, como o loiro acinzentado (9.1), por exemplo, deve misturar para não acontecer um efeito chamado "transparência". "Quem tem cabelos grisalhos corre o risco de sofrer com o efeito de 'transparências' no cabelo, quando os brancos não absorvem totalmente os reflexos e deixam as madeixas com fios mais claros e de diferente tonalidade com aspecto de luzes mal feitas, comprometendo o resultado final", explicou a colorista Cristiane Baltazar.

2 – Invista em técnicas para cabelos muito brancos e resistentes

Para quem tem muitos fios brancos, Cristiane ensina que antes de colorir, o ideal é investir em uma pré-pigmentação nas áreas mais afetadas, que costumam ser na região da têmpora e nas laterais do rosto, para suavizar a diferença entre as tonalidades do cabelo. Para quem tem madeixas com grisalhos resistentes, a colorista indica outro procedimento, a mordaçagem. "A técnica consiste em abrir as cutículas dos cabelos brancos e prepará-los para receber a coloração. O processo facilita a penetração da tinta e combate a resistência dos grisalhos", explicou.

3 – Passo a passo para aplicar a tintura

Para conseguir cobrir todos os brancos, divida o cabelo em quatro, formando uma cruz no centro da cabeça, e prenda as partes com presilha. Para evitar possíveis manchas na pele, aplique um hidratante como protetor, mas cuidado ao passar perto da raiz, pois o creme pode afetar o resultado na área e deixar os fios manchados.

Escolha uma das partes separadas da frente, onde o grisalho costuma ser intenso e resistente, e separe essa sessão em mechas menores. Comece a depositar o produto na raiz com um pincel pequeno, para espalhar de forma mais homogênea, e sem pressa, para que a área seja coberta inteiramente. Faça o mesmo na outra parte da frente para depois aplicar a coloração das duas partes de trás. Respeite o tempo de espera e aplique nos cinco minutos finais o resto da tinta na extensão dos cabelos. Depois enxágue completamente para evitar que os resíduos da tinta interfiram no resultado final.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais