Beleza Extraordinária

Dica do Proença: saiba como clarear os cabelos sem recorrer à descoloração

  • Beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença explica como clarear as madeixas sem precisar descolorir os fios
Tela cheia
Previous Next
Beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença explica como clarear as madeixas sem precisar descolorir os fios

Não importa a estação ou a tendência da vez, os cabelos loiros são sempre os mais desejados entre as brasileiras. Porém, apesar do sucesso do tom, algumas mulheres ainda temem os danos causados pelos processos de descoloração com fórmulas que contenham água oxigenada e amônia, e por isso preferem investir em tratamentos alternativos e que prometem menos agressões aos fios. O beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença explicou como agem essas tecnologias e quais os resultados possíveis para o processo de clareamento

Entenda o que é descoloração

A descoloração é o procedimento mais conhecido para clarear as madeixas e quase sempre conta com a junção do pó descolorante com a água oxigenada ou amônia. Enquanto o oxidante fica com a função de abrir as cutículas dos cabelos, o pó age removendo os pigmentos de cor da fibra capilar. Porém, com as escamas abertas, os fios acabam perdendo a hidratação e os nutrientes, deixando-os ressecados, porosos, quebradiços e sem brilho, o que faz muitas mulheres ainda temerem o procedimento e buscarem formas alternativas para o clareamento.

Segundo o beauty expert Marcos Proença, no entanto, até mesmo os processos de clareamento mais brandos vão descolorir os fios. "Na verdade, o processo de clareamento sempre vai descolorir de uma certa forma, no sentido da palavra", explicou. As novas tecnologias, porém, permitem que os cabelos ganhem tonalidades mais claras de forma mais saudável. "O que acontece é que hoje em dia a tecnologia está abrindo novas possibilidades, como as formulações mais leves como as sem amônia e sem pó descolorante (água oxigenada)", afirmou Marcos Proença.

Resultados são possíveis, mas não tão efetivos

Uma alternativa para aquelas que desejam fios mais claros sem agredir os cabelos, é apostar em tinturas ou produtos com ação gradual. Em cabelos virgens, que nunca receberam nenhum tipo de química, tonalizantes e colorações podem ser os responsáveis pela mudança de cor. No entanto, aqueles fios que já foram coloridos não terão o mesmo efeito sem contar com a ajuda da descoloração.

Para uma transformação mais sutil, há opções de produtos com ação clareadora, que podem ser encontrados em versões de shampoo, condicionador, spray e creme sem enxágue. "Mas eles ainda conseguem clarear apenas alguns tons abaixo do natural, então o resultado mais claro depende da cor de base do cabelo. Ainda estamos no princípio dessas novas tecnologias, portanto veremos em breve muitas novidades nesse sentido", afirmou o beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação