Beleza Extraordinária

Dica do Proença: prender os cabelos com elástico pode enfraquecer o fio?

  • Elástico pode quebrar o cabelo e causar enfraquecimento da raiz quando não é usado da maneira certa
Tela cheia
Previous Next
Elástico pode quebrar o cabelo e causar enfraquecimento da raiz quando não é usado da maneira certa

Os elásticos fazem parte do dia a dia das mulheres e, além de serem usados em penteados caprichados, dão uma ajudinha naqueles momentos de pressa em que o cabelo precisa ficar no lugar. Mas qual é o preço de usá-los da maneira errada? Descubra quais são os riscos de quebra para os fios e saiba como prevenir futuros problemas. 

Raiz fraca e fios quebrados são consequências do uso errado do elástico

Seja em um rabo de cavalo, semipreso ou coque, é sempre bom ficar de olho na força usada para prender os cabelos. Quando é empregada de uma maneira muito forte repetidas vezes, essa pressão pode causar a ruptura do cabelo, um dano que não tem como recuperar depois: "no geral o que acontece com quem prende muito os fios é a quebra na região onde o elástico fica", revela Proença, mostrando que o problema é algo localizado que só será resolvido quando as madeixas crescerem de novo. 

Se o uso exagerado dos elásticos estiver ligado ao hábito de prender os cabelos ainda molhados, as consequências podem ser mais graves que uma simples quebra: "se o cabelo for preso úmido pode haver o enfraquecimento da raiz", revela o cabeleireiro. 

Proença dá dicas para proteger os cabelos sem deixar de usar o elástico

Ninguém precisa deixar o elástico de lado por causa dos riscos de quebra e enfraquecimento do cabelo. Essa ferramenta tão prática pode ser uma aliada dos looks femininos, desde que seja usada da maneira correta. O primeiro passo é procurar um modelo que não agrida o cabelo, geralmente aqueles que não têm metais na composição e não são tão apertados: "hoje existem muitos tipos de elásticos que puxam menos os fios ao serem retirados e evitam essa quebra", conta Proença. 

Outra dica do cabeleireiro é estar sempre variando o visual para que os fios não sejam tensionados todos os dias no mesmo local: "para quem gosta bastante de prender o cabelo é interessante tentar alternar os penteados", revela o profissional, que fecha revelando qual é o alerta mais importante nessa questão: "evite acima de tudo prendê-lo úmido", diz.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação