Beleza Extraordinária

Dica do Proença: o que ocasiona a queda de cabelo e como pará-la?

  • A queda capilar pode ser influenciada por má alimentação, pouco consumo de água, estresse e até mesmo hábitos capilares prejudiciais
Tela cheia
Previous Next
A queda capilar pode ser influenciada por má alimentação, pouco consumo de água, estresse e até mesmo hábitos capilares prejudiciais

Vaidosas por natureza e apaixonadas por cabelos, as brasileiras não dispensam exibir madeixas longas e volumosas, por isso a queda capilar pode ser um dos maiores incômodos entre as mulheres. Em média, uma pessoa perde cerca de 100 fios por dia, em ações naturais, como durante o banho e ao desembaraçar os fios, funcionando como uma renovação capilar.

Quando a queda apresentada é superior a essa quantidade, no entanto, pode ser motivo para uma maior preocupação. "Queda de cabelo é um sinal. Mas, um sinal que pode indicar milhares de coisas!", explicou o beauty expert de L'Oréal Paris, Marcos Proença, que afirma que o mais indicado para conter a queda é sempre buscar ajuda profissional.

Hábitos ruins podem influenciar a queda capilar

Na correria do dia a dia, muitas vezes as mulheres acabam deixando alguns cuidados básicos com os cabelos de lado, ocasionando danos como a queda capilar excessiva. Para evitar que os fios se tornem finos e sem volume, o primeiro passo pode ser observar alguns costumes simples da rotina de beleza e adotar hábitos mais saudáveis para a estrutura capilar. "Antes de investir em shampoos específicos e nutricosméticos, vá percebendo algumas situações simples e veja se você se encaixa. Se você prende o cabelo molhado, dorme com o cabelo úmido, penteia ou mexe demais nos cabelos, faz muitas escovas - apenas pare de fazer isso!", ensinou o profissional.

Alimentação e stress têm relação direta com a queda de cabelos

A saúde do cabelo também pode ter uma relação direta com a saúde do organismo como um todo, por isso a alimentação, o consumo de água e o estresse podem ter influência na queda capilar. Uma dieta rica em fontes de ferro, zinco e proteínas e vitamina C, pode ajudar a manter as madeixas sempre bonitas e saudáveis, além do consumo de cerca de dois litros de água por dia.

Procurar um profissional qualificado é indispensável

Apesar de ter algumas atitudes simples do dia a dia que podem contribuir para a diminuição da queda capilar, é sempre importante contar com a ajuda de um profissional qualificado, que vai saber avaliar o problema e indicar o melhor tratamento. "A melhor pessoa para te ajudar a entender porque seus fios estão caindo e o que você deve fazer para cuidar disso é um dermatologista especializado em cabelos. É bem importante levar a queda de cabelo a sério e não seguir conselhos genéricos que encontramos por aí.", alertou o beauty expert Marcos Proença.

Como a estrutura capilar é única e muda de acordo com cada indivíduo, a queda capilar também precisa ser tratada individualmente, por isso nada de seguir os tratamentos aconselhados para outra pessoa. "É interessante evitar seguir a receita de sucesso da amiga – nossos corpos e, claro, cabelos são únicos, cada um tem sua estrutura e reage de formas diversas a tratamentos", explicou Proença.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!