Dica do Proença: entenda a diferença entre cabelos finos e enfraquecidos e saiba quando eles precisam de tratamento

A espessura fina dos cabelos muitas vezes é confundida com a força e a saúde do fio. Mas na prática, eles estão bem longe de ser sinônimos e merecem atenções bem diferentes para permanecerem lindas e saudáveis. Para não errar na hora de escolher os produtos indicados para cada tipo de cabelo, o beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença explicou as diferenças entre os fios finos e enfraquecidos.

Entenda a diferença entre fios finos e fracos

Nem sempre um cabelo de espessura fina está necessariamente enfraquecido. O que vai determinar a saúde e a força dos fios não será a textura, e sim as agressões que ele pode sofrer no decorrer do tempo. "Cabelos finos são um tipo de cabelo e enfraquecidos são o resultado de agressões externas como químicas, uso excessivo de secadores e chapinha ou de mudanças hormonais e relacionadas à alimentação, por exemplo", explicou o beauty expert Marcos Proença.

Saiba como fortalecer os cabelos finos

O cabelo com espessura mais fina, apesar de poder ser saudáveis, costuma ser mais delicado e romper com mais facilidade. Por isso, para que ele cresce resistente, é fundamental fortalecê-lo com a ajuda de produtos que ajam reconstruindo a fibra capilar, potencializando a força e encorpando os cabelos. Máscaras enriquecidas com arginina são uma ótima opção para manter os fios finos sempre resistentes e saudáveis.

Cabelos enfraquecidos precisam de cuidados ainda mais especiais

Já os cabelos enfraquecidos precisam de uma atenção especial para recuperarem os nutrientes necessários para se manterem resistentes e saudáveis. De acordo com o cabeleireiro Marcos Proença, o primeiro passo é descobrir o que está causando o enfraquecimento dos fios. "Se a pessoa sente uma mudança no fio, ela deve conversar com o cabeleireiro e verificar se há algo externo que pode estar afetando", explicou. Neste caso, é importante investir em produtos que reponham os nutrientes essenciais dos cabelos, encorpando-o e adicionando mais força.

No entanto, outros distúrbios do organismo também podem ser os causadores do enfraquecimento das madeixas. "A segunda etapa é avaliar se é preciso procurar um médico. Existem, por exemplo, dermatologistas especializados em cabelo e unhas. Mas, inicialmente, um clinico geral ou endocrinologista podem ser os primeiros a serem consultados. Eles podem avaliar os exames básicos e verificar a carência de vitaminas, ou mudanças hormonais - duas grandes causas de afinamento e enfraquecimento de fios", afirmou o beauty artist Marcos Proença.

Matéria publicada em 04 de Março de 2021 por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/dica-do-proenca-entenda-a-diferenca-entre-cabelos-finos-e-enfraquecidos-e-saiba-quando-eles-precisam-de-tratamento" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/dica-do-proenca-entenda-a-diferenca-entre-cabelos-finos-e-enfraquecidos-e-saiba-quando-eles-precisam-de-tratamento", "name": "dica-do-proenca-entenda-a-diferenca-entre-cabelos-finos-e-enfraquecidos-e-saiba-quando-eles-precisam-de-tratamento" } } ] }