Beleza Extraordinária

Dica do Proença: É possível recuperar um cabelo que ficou poroso ou é preciso cortar?

  • Saiba se é possivel recuperar fios que ficaram porosos pela ação das químicas
Tela cheia
Previous Next
Saiba se é possivel recuperar fios que ficaram porosos pela ação das químicas

Um dos grandes riscos de usar químicas no cabelo é danificar o fio e ele acabar ficando poroso. Quando isso acontece pela ação de relaxamentos, alisamentos ou colorações, as madeixas ganham aquele aspecto seco e deteriorado que nenhuma mulher gosta de ter. O top cabeleireiro Marcos Proença esclarece se é possível recuperar a fibra capilar e revela suas dicas para quem está passando pelo problema.

Uso correto de produtos eficientes ajuda a disfarçar o problema

O que acontece quando o fio fica poroso por causa da ação de alguma química é que parte da cutícula é desgastada e ficam falhas na estrutura do fio. Segundo Marcos Proença, esse fio não tem mais o poder de se regenerar, mas pode ter seu aspecto melhorado pelo uso intensivo e correto de produtos eficientes. "Uma vez desgastado, você apenas pode amenizar o dano, mas nunca fazer com que ele zere", conta o cabeleireiro.

Cortar é a alternativa mais prática e funciona melhor para danos profundos

Segundo Marcos Proença, existem níveis de danos causados pela ação das químicas e uma forma de lidar com cada um deles. "Se o dano foi muito profundo, cortar pode ser uma boa opção para deixar o cabelo crescer novamente sem ter que dedicar muito tempo a contornar o problema com produtos", conta o expert, revelando que essa é a principal alternativa para mulheres que adoram praticidade no dia a dia.

Os cabelos precisam receber cuidados constantes para não sofrerem danos

A máxima que diz que "prevenir é melhor do que remediar" também vale para as madeixas. Segundo Marcos Proença, os cuidados para que os fios não sofram danos começam ainda na alimentação: "o cabelo é formado na raiz e por isso uma alimentação correta resulta em fios bonitos e saudáveis", revela. O cabeleireiro também conta que, depois que crescem, as madeixas precisam de cuidados constantes para não se desgastarem, então vale a pena considerar os riscos antes da química, além de sempre usar produtos que conservem a saúde dos fios como leave-ins e protetores térmicos.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais