Beleza Extraordinária

Dica do Proença: confira o tempo ideal para fazer o retoque das mechas californianas

  • Marcos Proença aconselha que para fazer a reaplicação das mechas californianas, estar com os cabelos saudáveis é fundamental
Tela cheia
Previous Next
Marcos Proença aconselha que para fazer a reaplicação das mechas californianas, estar com os cabelos saudáveis é fundamental

As mechas californianas definitivamente caíram no gosto das brasileiras, e, com a chegada da temporada primavera-verão, a tendência que pede por fios que vão se tornando mais claros ao longo do comprimento, reproduzindo o efeito provocado naturalmente pelo sol, ganham cada vez mais espaço. Saiba como aderir às madeixas mais claras sem danificá-las e tratá-las após o processo químico.

Tempo de espera deve ser respeitado para que fios não fiquem danificados


Ao produzir as mechas californianas em casa, é fundamental ter a noção de que o processo é gradual e que a descoloração depende de alguns fatores. Cabelos muito escuros, por exemplo, clareiam apenas alguns tons na primeira aplicação e precisam de retoque caso a intenção seja por um contraste maior. A espessura das madeixas também tem influencia no processo, já que os fios grossos demoram mais que os finos para clarear.

É de extrema importância seguir as recomendações de uso do fabricante e respeitar o tempo de pausa da aplicação. O produto pode ser deixado nos cabelos entre vinte e quarenta minutos, de acordo com a tonalidade que se deseja alcançar. No entanto, não adianta prolongar este tempo máximo, já que a ação da fórmula perde sua eficácia. Além disso, a descoloração pode danificar os fios ao retirar nutrientes importantes da fibra capilar.

Reaplicação deve ser feita somente em cabelos saudáveis


Se o resultado não atingir o esperado na primeira aplicação, o ideal é fazê-la novamente. "Não existe um tempo de intervalo específico para a reaplicação. O que deve ser observado é se o cabelo está muito ressecado ou poroso", explica o beauty artist de L'Oréal Paris, Marcos Proença. Nestes casos, aposte em hidratações semanais. "A linha mais interessante é a Elséve Reparação 5", sugere ele.

Após o tratamento de reconstrução, os cabelos estarão aptos a receber a descoloração mais uma vez. "Mas se sentir que os fios ainda não estão saudáveis, procure a ajuda de um profissional", afirma o hairstylist. Ao fazer a reaplicação, tenha atenção com a quantidade de produto a ser usada e cheque o clareamento a cada cinco minutos, pois os dos fios descoloridos estarão mais sensíveis à química e tendem a abrir mais a cor.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais