Beleza Extraordinária

Dica do Proença: como usar química nos cabelos pretos sem desbotar a coloração

  • O top cabeleireiro Marcos Proença dá dicas de como manter a cor dos fios escuros mesmo fazendo química
Tela cheia
Previous Next
O top cabeleireiro Marcos Proença dá dicas de como manter a cor dos fios escuros mesmo fazendo química

Alisamentos e colorações fazem parte da rotina de beleza de boa parte das mulheres brasileiras, mas nem sempre esses dois fatores caminham bem juntos. A reclamação recorrente é que o uso de química desbota a tinta dos fios, principalmente em cores muito escuras, como o preto. Mas o que fazer quando as madeixas precisam passar pelos dois processos? O top cabeleireiro Marcos Proença revela seus conselhos sobre o assunto e conta como manter a cor por mais tempo.

Procure por produtos com tecnologia avançada

Segundo Proença, o primeiro passo para não ter problemas com desbotamento, é procurar a coloração certa: "a tecnologia em produtos para os cabelos evoluiu bastante. Converse com seu cabeleireiro sobre a possibilidade de encontrar um produto que não desbote a cor", incentiva o profissional. Se a intenção é manter a cor por muito tempo, descarte os tonalizantes e procure uma tinta definitiva - como são depositadas dentro da cutícula dos fios, elas não saem com facilidade.

Faça a química sempre antes das colorações

Como a química muda a estrutura dos fios, ela pode levar parte da coloração embora. Uma outra ideia dada pelo cabeleireiro é saber a hora certa de fazer cada processo: "uma solução é fazer o contrário, aplicar a coloração após a química", ensina Proença. Quando for necessária uma nova aplicação de tinta, a raiz também estará precisando de um novo retoque de química, então a ordem dos processos poderá ser mantida.

Cuidados ajudam a não deixar a tinta desbotar

Não são só os processos químicos que podem ajudar a desbotar fios coloridos - a falta de cuidados também tem uma parcela de culpa. Para evitar que as madeixas oxidem e percam a cor aos poucos, é preciso usar sempre uma linha de cuidados específicos para esses casos. Elas contém antioxidantes, filtro solar e selam bem as cutículas para melhorar a qualidade dos fios porosos, que raramente seguram bem a tinta. O passo final é evitar usar shampoos anti-resíduos, que abrem a fibra dos fios e retiram a cor de dentro deles.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!