Beleza Extraordinária

Dica do Proença: como manter os cabelos coloridos por mais tempo

  • Manter os cabelos coloridos exige manutenção, mas alguns cuidados podem tornar as visitas ao salão mais espaçadas
Tela cheia
Previous Next
Manter os cabelos coloridos exige manutenção, mas alguns cuidados podem tornar as visitas ao salão mais espaçadas

Manter os cabelos coloridos exige trabalho e pode parecer uma tarefa difícil, principalmente para quem sofre com os temidos fios brancos. Afinal, o crescimento de cerca de um centímentro por mês logo faz com que a raiz se destaque por estar diferente do restante do comprimento, e a tonalidade desejada da tintura pode não ser aquela que aparece nos fios despigmentados. O beauty artist de L'Oréal Paris, Marcos Proença, explicou porque estes problemas acontecem.

Coloração permanente evita que fios desbotem


"Os fios brancos muitas vezes oferecem uma resistência maior em absorver a coloração, e podem com o passar do tempo desbotar mais rapidamente que o restante do cabelo. Isso é normal, já que é da natureza deste fio estar despigmentado", explica Proença. Isto resulta em uma ligeira diferença no tom dos fios brancos - que podem ficar mais claros que os escuros - e na perda de cor ao longo do mês, o que causa a necessidade de retoques mais frequentes.

Para solucionar este problema, a melhor forma é substituir os tonalizantes por colorações permanentes, cuja cor não desbota. "Os tonalizantes têm uma duração temporária. Portanto, o único jeito de cobrir os brancos com maior cobertura e durabilidade é apostar nas colorações permanentes. Mas mesmo assim, o cabelo continua crescendo, então é importante manter o retoque de raiz em dia", afirma o beauty artist.

Frequência dos retoques varia de acordo com cada cabelo


Ou seja, para manter o visual sempre impecável é fundamental frequentar o salão de beleza com a regularidade indicada de acordo com o tipo de produto usado, a tonalidade dos cabelos e a quantidade de fios brancos. "Para cada cabelo há um intervalo indicado. Por exemplo, cabelos com colorações muito escuras ou com uma quantidade maior de fios grisalhos exigem um comprometimento maior, com intervalos entre vinte e trinta dias", comenta o profissional.

Uma forma de espaçar um pouco mais as visitas ao cabeleireiro é apostar em luzes na altura das raízes dos cabelos. O truque funciona porque mescla alguns fios mais claros em meio à tonalidade predominante, o que disfarça os brancos quando estes começam a nascer. Para manter a cor viva por mais tempo, aposte em produtos específicos para cabelos coloridos e use um shampoo tonalizante quando perceber que as madeixas estão perdendo o brilho.
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação