Beleza Extraordinária

Dica do Proença: como manter os cabelos bonitos após fazer luzes?

  • Fazer luzes nos cabelos pode danificar a saúde dos fios, deixando-os ressecados. Para mantê-los saudáveis, o ideal é recorrer à hidratação
Tela cheia
Previous Next
Fazer luzes nos cabelos pode danificar a saúde dos fios, deixando-os ressecados. Para mantê-los saudáveis, o ideal é recorrer à hidratação

Fazer luzes nos cabelos exige descoloração, processo que abre as escamas dos fios para retirar o pigmento da fibra capilar, e que pode prejudicar sua saúde, deixando-os ressecados, porosos e elásticos. As consequências danosas são ainda mais sentidas quando o clareamento é feito pela primeira vez, em fios virgens que nunca experimentaram nenhum tipo de química agressiva. Para manter as madeixas bonitas e bem cuidadas é necessário recorrer à hidratação e produtos que protegem os fios de agressões externas.

Hidratação é fundamental para a saúde das madeixas

Junto com os pigmentos, a descoloração leva embora também os nutrientes que mantém os cabelos macios e brilhosos, deixando-os mais frágeis e quebradiços. Para que isto não aconteça, é fundamental recorrer a produtos que reponham a hidratação das madeixas. "Uma máscara de tratamento específica para cabelos com luzes deve ser aplicada semanalmente em casa. Já no salão, um tratamento profissional deve ser feito uma vez por mês", sugere Marcos Proença, beauty expert de L'Oréal Paris.

Alguns cuidados diários ajudam a manter os fios bonitos, e o primeiro passo começa no banho. A água quente resseca os cabelos, e em fios danificados o prejuízo pode ser ainda maior. Por isso, dê preferência a água fria ou morna para lavar as madeixas, e tenha pelo menos um dia de intervalo entre as lavagens, para que a oleosidade natural da raiz não seja totalmente retirada antes de conseguir hidratar os fios. Além disso, opte por shampoo e condicionador específicos para cabelos descoloridos, que vão suprir as necessidades das madeixas com luzes.

Produtos finalizadores protegem de agressões externas

Para quem tem o hábito de secar ou alisar os cabelos, o protetor térmico é o melhor aliado, pois o produto protege as madeixas do calor e ajuda o fio a não perder seus recursos hídricos, o que causaria ressecamento. "O protetor térmico pode ser usado mesmo quando o secador e a chapinha não forem utilizados. O óleo reparador também deve ser aplicado do comprimento às pontas dos fios diariamente ", comenta Proença. Os produtos formam uma camada protetora ao redor dos fios e o protegem de agressões externas, como o vento e as agressões do sol.
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação