Beleza Extraordinária

Dica do Proença: como escolher a cor de cabelo ideal?

  • Marcos Proença dá dicas de como escolher a cor ideal para os cabelos
Tela cheia
Previous Next
Marcos Proença dá dicas de como escolher a cor ideal para os cabelos

Na hora de colorir os cabelos sempre surgem dúvidas sobre qual tonalidade escolher. Detalhes como a cor da pele ou dos olhos podem influenciar na decisão, mas para o cabeleireiro top das famosas, Marcos Proença, o que realmente deve ser levado em conta é o gosto pessoal, respaldado de pesquisas que ajudarão a cumprir esse desafio. Veja as dicas do hairstylist das famosas na hora de mudar a aparência.

Gosto pessoal é o principal quesito para escolher a coloração

Quando os traços do rosto estão em harmonia, a probabilidade de conseguir um visual impecável é grande. Neste cenário, o cabelo ganha atenção especial das mulheres que se dedicam a tratamentos capilares ou procedimentos químicos em busca de madeixas bonitas e saudáveis. De acordo com Proença, garantir uma aparência coerente é importante na hora de escolher a coloração, mas outro fator é fundamental: "os cabeleireiros estudam o chamado visagismo, que considera questões sobre harmonia na hora de elaborar um visual. Esse tipo de informação ajuda muito no dia a dia do profissional de salão, mas no fim, ele depende de uma coisa muito maior: o gosto da cliente. É claro que existem tonalidades que combinam com cada pele, cor de olho e outros detalhes, mas o mais importante é a cor que você gosta e se sente maravilhosa", salienta.

Pesquisa sobre tonalidades ajuda a decidir do tom que combinará com o visual

Antes de decidir qual a coloração que tingirá os cabelos é necessário se informar sobre os tipos de tonalidade que melhor se adequarão ao estilo pessoal. Desta forma é possível descobrir qual é a cor do momento, se vale a pena investir em técnicas de coloração ou até mesmo se é possível optar pelo tonalizante no lugar da tinta. "Sempre que optar por uma mudança, é legal fazer uma pesquisa de possibilidades e ter alguém de sua confiança para discutir. Se vai fazer no cabeleireiro, converse francamente com ele sobre cada referência. Se a tintura for feita em casa, chame aquela amiga que você sabe que te conhece bem", recomenda o cabeleireiro.

Durante a pesquisa, algumas dicas são fundamentais para fazer uma escolha eficaz. Proença orienta: "tente achar pessoas que tenham o tipo físico e o cabelo parecido com o seu". Uma alternativa é se inspirar no visual das famosas, que vivem em constante mudança. Vale consultar imagens daquela cantora ou atriz e investigar seu histórico capilar, para quem sabe, encontrar a coloração desejada.

Mudanças radicais devem ser feitas gradativamente

Para quem deseja inovar de maneira ousada e radicalizar o visual, como morenas que queiram aderir ao tom vermelho ou ao loiro platinado, o cabeleireiro orienta a fazer a mudança gradativamente. "Se a ideia é mudar dramaticamente, vá fazendo aos poucos – mudando cada mês um pouquinho do tom, por exemplo". Assim é possível obter um novo visual, sem causar estranhamento e se acostumar com a coloração.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais