Beleza Extraordinária

Dez truques para conseguir o liso perfeito

  • Ter os cabelos perfeitamente lisos é o desejo de muitas mulheres. Aprenda alguns truques para conseguir um liso impecável, saudável e com brilho
Tela cheia
Previous Next
Ter os cabelos perfeitamente lisos é o desejo de muitas mulheres. Aprenda alguns truques para conseguir um liso impecável, saudável e com brilho

De alisados chapados aos com movimento natural, o liso faz sucesso entre as mulheres. Para quem decidiu não se aventurar no mundo das escovas progressivas, definitivas e de outras químicas, a prancha e o secador são os aliados na busca pelos cabelos com visual liso impecável. Desde os primeiros passos, de como lavar as madeixas até a finalização necessária, siga as dez dicas que farão a diferença na hora da escovação para conseguir madeixas lisas com efeito duradouro.

1 - Temperatura muito baixa também faz mal aos cabelos

Pelo medo de danificar as madeixas, muitas mulheres usam chapinhas e secadores na potência mínima. A temperatura baixa também pode causar danos aos cabelos porque será preciso passar a piastra mais vezes na mesma mecha para conseguir um bom resultado. Para manter a saúde dos fios, use a temperatura indicada para cada tipo de cabelo: quanto mais grosso e crespo, mais quente deverá estar a chapinha ou secador.

2 - Modele sem secador e chapinha

Os aparelhos que usam a temperatura para modelar os fios estão tão presentes no dia-a-dia, que muitas mulheres nem lembram que existem outras maneiras de alisar os fios. Apesar de ser um método mais antigo, os bobes ainda funcionam para dar formato aos fios sem os danos do calor. O acessório é encontrado no mercado em diversos materiais: do plástico ao velcro, e é uma alternativa para criar um look natural sem muito esforço.

3 - Lembre-se do jato frio

Para algumas mulheres, quanto maior a temperatura dos aparelhos modeladores, melhor. Mas o jato frio pode fazer toda a diferença na hora de finalizar os cabelos lisos. Depois de escovar ou usar a prancha, o vento frio vem como uma forma de proteção, que dá brilho, movimento e aumenta o efeito liso.

4 - Preparando o cabelo na hora do banho

Antes de fazer a escova e a chapinha lave os cabelos com shampoo antirresíduo, que eliminará todos os cremes e finalizadores usados anteriormente. Outra opção é usar o shampoo específico para seu tipo de cabelo, deixando-o mais leve e menos embaraçado com o passar dos dias. Outra dica é evitar usar muito condicionador, assim o cabelo não pesa depois da chapinha.

5 - Liso não significa sem volume

O cabelo liso com volume fica com visual mais natural do que o chapado. Para quem deseja um aspecto com movimento, puxe a chapinha para cima enquanto estiver alisando, isto irá ajudar a modelar a ponta e também levantará a raiz.

6 - Sonha com um liso chapado? Mude a escova

Quem deseja fios retos, deve mudar a escova de cabelo. As escovas redondas, usadas principalmente nos salões de beleza, criam uma leve ondulação nas pontas das madeixas, dando um acabamento com movimento. Para as que sonham um liso impecável, a opção é usar escovas retas, do tipo raquete.

7 - Evite produtos com óleo antes de escovar as madeixas

Alguns finalizadores podem queimar o cabelo durante a escovação por não serem termoativos. Tirando os produtos com indicação de proteção térmica, evite passar óleos, séruns e leave-ins com ativos oleosos antes de fazer a escova e a chapinha. Eles podem, literalmente, fritar o cabelo em contato com altas temperaturas.

8 - Antes da escova, passe um protetor térmico

Existem finalizadores que fazem toda a diferença na hora da escovação. Os protetores térmicos - encontrados em óleo, spray, creme e outros tipos - diminuem os danos do calor, formando uma película ao redor do fio, evitando que as altas temperaturas prejudiquem a saúde das madeixas.

9 - Aumente a duração da escova

Quer que a escova e a chapinha durem mais? Na hora do banho, invista em um touca de plástico ou outro material que isole as madeixas, para não deixar que a umidade do chuveiro chegue aos cabelos. Outra dica é dormir com os cabelos presos em coques ou toucas - aquelas feitas com grampos - para evitar usar calor nas madeixas todas as manhãs. Com o passar dos dias, não use a prancha novamente para dar acabamento ou alisar as pontas, porque o cabelo pode ficar queimado pela combinação da temperatura do acessório e dos finalizadores de cabelo usados depois da escovação.

10 - Hidratação e reconstrução não alisam o cabelo

Tratamentos à base de queratina, como a cauterização, recuperam a fibra capilar e podem dar a impressão de alisar as madeixas, mas isso não acontece. Esse efeito é causado porque a ação profunda da proteína deixa os cabelos mais macios, sedosos e sem frizz, dando a falsa impressão de um cabelo mais liso que o normal.

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha