Beleza Extraordinária

Devo passar o creme antirrugas antes ou depois do protetor solar? Saiba a ordem correta da aplicação dos produtos na pele

  • O antioxidante deve ser usado antes do protetor solar na rotina de beleza diária (Foto: Juliana Coutinho)
  • Saiba como usar protetor solar e antioxidante juntos na rotina de beleza com as dicas da matéria (Foto: Juliana Coutinho)
Tela cheia
Previous Next
O antioxidante deve ser usado antes do protetor solar na rotina de beleza diária (Foto: Juliana Coutinho)
  • O antioxidante deve ser usado antes do protetor solar na rotina de beleza diária (Foto: Juliana Coutinho)
  • Saiba como usar protetor solar e antioxidante juntos na rotina de beleza com as dicas da matéria (Foto: Juliana Coutinho)

Protetor solar deve ser usado antes ou depois do creme antirrugas? Se os dois produtos são seus aliados de beleza no dia a dia, essa dúvida provavelmente já passou pela sua cabeça!

Na prática, existe uma ordem certa para aplicação do antioxidante e do filtro solar para garantir que cada um dos cosméticos seja aproveitado ao máximo.

Quer saber qual é? Descubra com as dicas na matéria e, de quebra, saiba por que fugir do recomendado pode prejudicar o tratamento.

Primeiro o creme antirrugas, depois o protetor solar: entenda a lógica da aplicação correta

Para usar o creme antirrugas e o filtro solar ao mesmo tempo na rotina de skin care, o segredo é seguir a regrinha base de aplicar primeiro o produto que tenha a textura mais leve para, então, passar por cima o que for mais consistente.

Nessa lógica, como o antirrugas é bem mais leve do que o protetor solar facial, o creme deve ser aplicado sempre antes do filtro. Essa é a melhor maneira para que o último produto crie a barreira protetora contra os raios UV e o creme impeça a formação de linhas de expressão sem impedimentos!

O que acontece se os produtos forem aplicados fora da ordem?

Quando a ordem certinha do ritual não é praticada, não tem jeito: os cosméticos não vão conseguir trabalhar da maneira certa no interior da pele e, a longo prazo, o resultado do tratamento ficará bem abaixo do que esperado.

Isso acontece porque as células demoram mais tempo para "sugar" produtos densos e, caso eles sejam aplicados primeiro, a absorção dos ativos do último produto usado no rosto vai ser bem menor. 

Dicas para melhorar a absorção dos cosméticos de beleza na pele

E para que todos os ativos sejam absorvidos pelos poros, não adianta só seguir a ordem certa no ritual - também é importante prestar atenção a alguns detalhes:  

- Limpar a pele antes de aplicar os produtos é o primeiro conselho quando se fala em preparar o rosto para receber um tratamento caseiro. Manter os poros livres das sujeirinhas é abrir caminho para que os ativos realmente penetrem nas camadas profundas da pele.

Para isso, uma boa dica é começar os cuidados usando um sabonete específico ou água micelar e, depois, aplicar o antioxidante e protetor solar.

- Espaçar o tempo entre as aplicações dos cosméticos é o detalhe que faz toda diferença no resultado final, justamente porque a pele precisa de um tempinho para absorver um produto de cada vez. Só é preciso alguns segundos até que o cosmético "seque" na pele e, então, já parta para o passo seguinte.

Redação: Raquel Carletto

Produtos favoritos
Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha