Beleza Extraordinária

Detox capilar: o que é, como funciona e como fazer em casa? Descubra

  • O detox capilar deixa seu cabelo mais forte e saudável (Foto: Instagram @syanalaniyan)
Tela cheia
Previous Next
O detox capilar deixa seu cabelo mais forte e saudável (Foto: Instagram @syanalaniyan)

Você provavelmente já ouviu falar em detox capilar, mas você sabe o que realmente é a técnica e quais são os benefícios da adicionar a prática à sua rotina de cuidados com o cabelo? O detox tem várias vantagens para os seus fios - que vão além da limpeza - e o melhor de tudo é que ele é super simples e pode ser feito em casa.

Quer saber um pouco mais sobre a técnica e como ela funciona? Então vem conferir essas dicas que a gente separou para você tirar todas as suas dúvidas e conhecer melhor o cuidado capilar que tem tudo a ver com o verão.

O que é o detox capilar?

O detox promove uma limpeza mais profunda dos fios e couro cabeludo, eliminando as impurezas que se acumulam no dia a dia - como poluição, oleosidade e mesmo o excesso de produtos capilares. Durante o verão, essa técnica é essencial para retirar o sal, cloro e até a areia da raiz do seu cabelo.

Além de limpar, a desintoxicação estimula a oxigenação e a circulação no couro cabeludo. Isso ajuda a deixar os seus fios mais saudáveis, bonitos e cheios de brilho.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Christina Nadin (@christinanadin) em

Principais benefícios do detox

Já deu pra perceber que, além de deixar o seu cabelo lindo e bem limpinho, o detox capilar também é muito importante para a saúde dos fios, né? Adicionar essa prática ao seu cronograma capilar traz vários benefícios para os cabelos, conheça alguns deles.

1) Controle da oleosidade: Como o detox limpa bem os fios e o couro cabeludo, isso também ajuda a reduzir a produção de óleo. Além disso, o cuidado desobstrui as glândulas sebáceas - retirando as impurezas e excesso de produtos - e promove seu bom funcionamento.

2) Cuidado pós-química: As químicas capilares, como colorações e alisamentos, também podem fazer com que substâncias se acumulem no seu cabelo - especialmente na raiz. O detox ajuda a retirar esse excesso e purificar os fios. Mas foque o cuidado no couro cabeludo para não reduzir o efeito da química, ok?

3) Estimula o crescimento: Muitas vezes, o excesso de impurezas acumuladas no couro cabeludo podem prejudicar o crescimento natural do fio. Por isso, fazer o detox é importante para desentupir o bulbo capilar e fazer o cabelo crescer forte e saudável.

4) Ação antioxidante: Assim como a pele, o cabelo também está suscetível à ação dos radicais livres. O detox ajuda no funcionamento das glândulas sebáceas e na circulação sanguínea, o que contribui para a saúde do seu cabelo.

Como fazer detox capilar em casa

A boa notícia é que você pode fazer o detox em casa, de uma forma super fácil e prática. Para isso, você só precisa de um shampoo e condicionador de limpeza profunda, que eliminam as impurezas que se acumularam ao longo do tempo. Procure um shampoo que contenha ingredientes purificantes, como a essência verde, e compostos hidratantes para cuidar dos fios, por exemplo a alga azul. Concentre a lavagem no couro cabeludo para evitar que os fios fiquem ressecados.

Se quiser, você também pode usar um produto de esfoliação capilar para fazer um detox ainda mais caprichado. Ele ajuda a estimular a circulação e o funcionamento das glândulas sebáceas. Para finalizar, aposte em uma máscara de hidratação ou óleos capilares para devolver a proteção e nutrição dos fios.

O detox capilar pode ser feito a cada duas semanas nos cabelos oleosos e mistos e uma vez por mês para quem tem madeixas normais ou secas.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais