Beleza Extraordinária

Detox capilar: descubra como fazer para ter fios saudáveis e com mais movimento

  • O detox capilar limpa profundamente os fios para cabelos mais saudáveis e cheios de movimento
Tela cheia
Previous Next
O detox capilar limpa profundamente os fios para cabelos mais saudáveis e cheios de movimento

A mesma sensação leve e agradável de pele limpa pode ser alcançada nas madeixas com um tratamento que promete revigorar os fios e devolver o movimento. O detox capilar é bem parecido com aquele feito no corpo todo e leva embora as impurezas acumuladas no dia-a-dia por causa da poluição e de todos os produtos aplicados que acabam sobrecarregando o cabelo.

Benefícios incluem cabelos mais saudáveis e livres da oleosidade

Como retira o excesso de resíduos que não deixa o couro cabeludo respirar, o tratamento acaba auxiliando no crescimento das madeixas e no combate a doenças como caspa e dermatite. Dar um fim à oleosidade é o principal benefício do tratamento, que ajuda no bom funcionamento das glândulas sebáceas, reduzindo o problema. A ativação da circulação sanguínea é outro bônus da técnica, o que beneficia a saúde do cabelo como um todo.

A cabeleireira Branda Silva é fã do detox que, além de limpar profundamente, revigora e equilibra o pH do cabelo. "Eu indico para quem sofre com fios muito oleosos ou para quem sente que o cabelo está sobrecarregado pelo uso de finalizadores como spray e leave-in, já que as lavagens não são capazes de limpar completamente os fios", conta.

Descubra como é feito o tratamento

Dependendo de onde é feito, o detox inclui peeling capilar, shampoo antirresíduos, esfoliação do couro cabeludo, tônico capilar, máscara e hidratação. Brenda utiliza apenas três desses passos e garante que o resultado já é bastante satisfatório. Segundo a profissional, o primeiro passo é lavar com um shampoo antirresíduos, que vai limpar as impurezas a fundo, e depois aplicar uma máscara de argila apenas no couro cabeludo. A máscara hidratante fecha o tratamento dando emoliência aos fios, que podem ficar um pouco ressecados por causa da argila.

Cuidados que o detox capilar exige

A cabeleireira explica que o procedimento exige cuidados para que a argila não seja aplicada além do couro cabeludo, causando ressecamento, e nem a máscara hidratante encoste na raiz do cabelo, já que isso pode voltar a obstruir a área. A frequência ideal para fazer o procedimento é de uma vez por mês, período suficiente para que os fios voltem a ser prejudicados pelo acúmulo de resíduos.

Uma limpeza tão profunda pode preocupar aquelas que são adeptas de alisamentos, colorações e outras químicas que saem facilmente. Brenda revela que os tratamentos que agem superficialmente no fio, criando apenas uma capa, como os tonalizantes e progressivas com formol, podem realmente ter seu efeito enfraquecido, então é necessário uma pré-avaliação do fio. Já outros mais profundos, como a cauterização, que age dentro da fibra capilar, não correm nenhum risco com a técnica.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema