Beleza Extraordinária

Descubra se os cabelos normais podem se tornar secos ao longo da vida

  • Os cabelos secos são causados devido a características genéticas, e necessitam de tratamentos de nutrição para evitar que os fios fiquem opacos e quebradiços
Tela cheia
Previous Next
Os cabelos secos são causados devido a características genéticas, e necessitam de tratamentos de nutrição para evitar que os fios fiquem opacos e quebradiços

Apesar do tipo mais comum de cabelo entre as brasileiras ser o oleoso, muitas sofrem com madeixas secas e não sabem como tratá-las por falta de informação, já que é muito comum confundir esta condição com o ressecamento. Esta característica é hereditária e exige cuidado ao longo de toda a vida, já que pode deixar os fios mais ásperos, embaraçados e com frizz devido à falta de nutrição.

Quem tem cabelos secos possui esta característica devido a uma pré-disposição genética. Este tipo de fio é naturalmente menos hidratado, já que as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem pouca oleosidade. Isto faz com que as madeixas fiquem opacas e sensíveis, mesmo sem terem sofrido nenhum tipo de dano químico. Além disso, também é comum que as hastes tenham as cutículas capilares mais abertas e desprotegidas.

Cabelos podem ficar ressecados em decorrência de agressões ao longo do tempo


Como os cabelos secos são transmitidos geneticamente, não é possível adquirí-los ao longo da vida. Na verdade, o mal que acomete as madeixas é o ressecamento, que pode ser facilmente confundido com este tipo de fio por suas características semelhantes. O ressecamento pode aparecer em qualquer tipo de cabelo e é causado por danos químicos e agressões externas, que alteram o aspecto das madeixas.

"Os cabelos podem se tornar ressecados ao longo do tempo. Isto acontece devido a fatores ambientais, como vento, sol e poluição, ou por agressões químicas, como produtos inadequados e uso contínuo da chapinha e do secador, que desidratam as hastes. Além disso, há também os fatores internos, como as deficiências nutricionais e hormonais", afirma a dermatologista Vanessa Metz.

Nutrição é fundamental para repor lipídeos naturalmente presentes nas madeixas


Cuidar dos cabelos secos precisa ser uma tarefa diária, que deve ser feita com produtos que tenham propriedades nutritivas, específicos para este tipo de fio. A nutrição está interligada à hidratação das madeixas, no entanto, além da água, ela repõe também os lipídeos naturalmente presentes nas madeixas. Os nutrientes têm a função de impermeabilizar os cabelos, deixando-os mais saudáveis e bonitos.
Temas relacionados
Água micelar:

como remover a maquiagem com o produto?