Beleza Extraordinária

Descubra qual tipo de franja combina com o formato do seu rosto

  • Escolha o tipo de franja que combina melhor com seu formato de rosto
Tela cheia
Previous Next
Escolha o tipo de franja que combina melhor com seu formato de rosto

Com a volta das franjas às madeixas brasileiras, começam as dúvidas sobre qual estilo de corte fica bom para cada tipo de rosto. Para quem já venceu o receio fazer a mudança radical , é importante primeiro pensar no dia a dia, na profissão exercida e na imagem que se quer transmitir.

A visagista Edna Tomita explica que não existe um formato padrão para a franja e que a escolha deve ser individual: "usar uma franja pode rejuvenescer, infantilizar, suavizar, mostrar um estilo. Dependendo da posição que se ocupa no trabalho, a franja pode ser uma desvantagem, porque ela não passa a imagem de poder. Quem quiser mesmo o visual, uma franja lateral ou um franjão, podem ser a solução". Para escolher seu corte, fique atenta a seu gosto pessoal e seu formato de rosto.

Franja reta

O estilo reto, cortado acima da sobrancelha, fica bom para rostos ovais e mais compridos e precisa de manutenção a cada 15 dias. A franja não é indicada para rostos redondos e quadrados porque acentua a expressão. As donas de cabelos crespos e cacheados na raiz também devem ser cautelosas com o estilo "certinho".

Franja desfiada

O corte é ideal para rostos redondos e quadrados porque, ao contrário da reta, ela desvia a atenção da face. Esta franja não é indicada para cabelos curtos porque não deixa o visual harmônico.

Franja "meia-lua" ou arredondada

Os rostos quadrados e ovais podem investir nesse estilo porque salienta as maçãs do rosto. Assim como a franja reta, o corte não é indicado para rostos redondos, porque diminui o comprimento do rosto. O estilo inspirado nos anos 1970, com a franja mais longa e caindo sobre a sobrancelha precisa de manutenção a cada 15 dias.

Franja longa

A franja longa é a mais versátil e pode ser usada em todos os tipos de cabelo, inclusive nos crespos e cacheados . O corte deve ser usado para quem tem a cabeleira abaixo do ombro para dar continuidade aos fios e combina com rostos ovais e quadrados. Os redondos e compridos devem adotar a franja com cuidado, porque ela pode ressaltar os ângulos do rosto.

Coringa para disfarçar imperfeições

A franja também pode ajudar a disfarçar alguns pontos fracos do seu rosto como ensina Edna Tomita: "a franja, principalmente o franjão, é uma excelente medida para quem tem nariz e queixo grande. Quem tem queixo muito pequeno, deve ficar atento ao corte, porque as mais cheias acentuam e desequilibram o visual", explicou.

A visagista ainda alerta que em peles oleosas a preocupação para adotar a franja deve passar pelo aparecimento da acne, que aumenta na área abafada pelos fios. Para cuidar, use produtos específicos ou mesmo um B.B. Cream que reduz as pequenas ondulações geradas pela inflamação .

Para entrar na tendência das franjas, procure um bom cabeleireiro que ajudará na escolha do corte após analisar seu tipo de cabelo. Se bater arrependimento depois da mudança, fique calma, com alguns meses e com algumas dicas infalíveis, você vai terá seu visual de volta.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais