Beleza Extraordinária

Descubra por que descolorir o cabelo pode desfazer os cachos

  • É comum perder os cachos após descolorir os cabelos. Como o efeito é irreversível, a saída é se adaptar
Tela cheia
Previous Next
É comum perder os cachos após descolorir os cabelos. Como o efeito é irreversível, a saída é se adaptar

Basta pensar bem e puxar pela memória para perceber que é raro ver alguém com os fios platinados e cacheados ao mesmo tempo. Perder os cachos depois de descolorir é um problema que acontece frequentemente e que pega a maioria das mulheres de surpresa quando se nota os caracóis sem definição. Saiba porque isso acontece e o que é possível fazer para contornar a situação.

Por que os fios perdem os cachos?

Além do clássico aspecto ressecado, o processo de despigmentação pode deixar os cachos sem definição porque as escamas são abertas para que a tinta penetre mais fundo: isso faz o fio perder massa e altera sua estrutura. O colorista Jonas Santos explica que a descoloração precisa ser extrema para essa alteração acontecer e mesmo assim, a mudança pode ser gradual: "o cabelo pode não perder os cachos na primeira vez, mas com certeza na segunda ou terceira aplicação vai acontecer", explica.

Loiros não são os únicos: cor fantasia também pode afetar o formato

Para conseguir algumas cores fantasia, como ruivo alaranjado, rosa e roxo, é preciso descolorir os fios antes e é neste ponto que está o problema. Quanto mais clara for a tonalidade, mais extrema precisa ser a descoloração para que a tinta seja fixada, resultando na destruição da estrutura dos cachos.

Quadro é irreversível

Segundo Jonas é preciso pensar bastante antes de passar por um processo desses, já que a condição do cabelo que fica sem definição é permanente: "a estrutura é alterada, então a única forma dos cachos voltarem é cortar aos poucos e esperar nascer de novo", diz. Tratamentos de reconstrução à base de queratina e aminoácidos são bem-vindos, mas terão efeito apenas sobre o aspecto ressecado e poroso dos fios.

Adapte-se ao novo formato e faça sucesso

Como o platinado está em alta e pode ser irresistível, é preciso saber contornar a situação se o formato dos fios for afetado. O visual de quem perde os cachos depois de uma coloração pode ser bem parecido com o que várias mulheres ao redor do mundo estão tentando alcançar. O ondulado bagunçado e sem definição é a cara de duas tendências atuais: o grunge e o beach style - ambos alcançados facilmente com a ajuda de uma mousse e leves amassadas com as mãos. Transforme o revés em uma grata surpresa e aproveite para atualizar o look.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação