Beleza Extraordinária

Descubra os benefícios da cafeína para os cabelos

  • Cafeína é capaz de estimular o crescimento dos cabelos, diz pesquisa de universidade alemã
Tela cheia
Previous Next
Cafeína é capaz de estimular o crescimento dos cabelos, diz pesquisa de universidade alemã

A ingestão de uma xícara de café já está associada ao despertar do organismo e, justamente por isso, está presente na rotina diária da maioria das brasileiras. Porém, além de ajudar o corpo a enfrentar os dias mais cansativos, o poder estimulante da cafeína também pode trazer outros benefícios para o metabolismo, como a regeneração celular e a melhora da circulação sanguínea, o que pode favorecer até mesmo os cabelos.

Cafeína estimula crescimento dos cabelos


Um estudo recente de cientistas da Universidade de Lübeck, na Alemanha, publicado no Jornal Internacional de Dermatologia, comprovou que a cafeína é capaz de impulsionar o crescimento dos cabelos e prolongar seu ciclo de vida, pois é responsável por bloquear os efeitos do hormônio DHT, que age dentro dos folículos capilares, desencadeando a morte das células que produzem os fios e a consequente queda.

A notícia é ainda melhor para as mulheres, pois a pesquisa concluiu que os folículos capilares femininos são mais sensíveis e respondem mais rapidamente ao tratamento com cafeína do que os masculinos. "Quando fizemos o experimento de aplicar uma solução com cafeína nos folículos capilares fragilizados, notamos que a velocidade de crescimento aumentou em 25%", explica Tobias U. Fischer, dermatologista da Universidade Lübeck.

Substância previne queda e envelhecimento dos fios


Além disso, a cafeína ainda favorece o fluxo sanguíneo ao interagir com os folículos capilares, o que melhora a distribuição de nutrientes entre os fios. Desta forma, o estimulante tem o benefício adicional de fazer com que os cabelos cresçam muito mais fortes e saudáveis, o que previne a quebra. As propriedades antioxidantes da substância também ajudam a combater o envelhecimento precoce das madeixas.

No entanto, aquela xícara de café tomada todas as manhãs não tem nenhuma influência no crescimento dos fios. Para que a ingestão da bebida tivesse algum efeito neste aspecto, seria necessário consumir cerca de cinquenta doses por dia. A melhor opção é recorrer a produtos que contenham cafeína, como shampoo, condicionador, tônico ou leave-in e massagear o couro cabeludo durante a aplicação sobre os cabelos.
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação