Beleza Extraordinária

Descubra oito erros comuns na hora de usar o secador de cabelo e saiba como evitá-los

  • Muitas pessoas não sabem, mas cometem erros na hora de utilizar o secador de cabelo; confira como usar o item e obter uma secagem de qualidade (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Muitas pessoas não sabem, mas cometem erros na hora de utilizar o secador de cabelo; confira como usar o item e obter uma secagem de qualidade (Foto: Shutterstock)

Secar os cabelos é uma atividade comum para muitas mulheres: há quem tenha o costume de usar o secador no dia a dia, e há quem reserve o tempo da secagem apenas para os fins de semana ou ocasiões especiais. Mas independente da frequência, o manuseamento equivocado desse aliado de beleza pode causar danos aos fios. Para ajudar a evitar um resultado indesejado, a cabeleireira Carla Santana deu algumas dicas. Confira oito erros comuns na hora de secar o cabelo e saiba como corrigí-los.

Começar a secar o cabelo pela parte de trás da cabeça

Uma reclamação frequente é que o uso do secador pode acentuar o frizz, mas o bom aspecto dos fios pode ser garantido se forem feitos os movimentos certos na hora de utilizá-lo. A cabeleireira Carla Santana explica: "Secar o cabelo de cima para baixo é melhor, ao contrário acaba levantando o frizz e deixando o cabelo mais armado". Direcionar o ar na parte da frente das madeixas, nas entradas do cabelo, também ajuda a evitar que fios rebeldes fiquem levantados.

Dispensar a escova enquanto usa o secador

Nos salões de beleza é muito comum que os profissionais usem a escova para auxiliar na secagem do cabelo. Eles normalmente direcionam o ar quente para a mesma e penteiam o cabelo ao mesmo tempo. Essa prática é essencial para quem deseja dar um volume maior aos fios. O ideal é usar uma escova redonda para modelar a ponta do cabelo em um "C", enquanto ele ainda está sendo seco. Vale lembrar que, quanto mais quente o secador estiver, mais definida essa modelagem irá ficar.

A prática acima é válida para quem deseja fios mais lisos; caso contrário, é possível fazer a secagem apenas com os dedos. "Para que o cabelo fique mais liso, é essencial usar a escova. Secar com os dedos desembaraçando os fios deixa o visual mais natural, com mais movimento", afirma a cabeleireira.

Começar a secar os cabelos com os fios ainda molhados

Muitas pessoas costumam secar o cabelo assim que saem do banho, embora não se deva usar o secador com os fios ainda encharcados. Para retirar o excesso de água, o ideal é utilizar uma toalha. Uma outra solução é balançar a cabeça jogando os fios para frente e para trás, até que percam o excesso de umidade. "O ideal é retirar o máximo possível de água com a toalha, e evitar usar a escova enquanto os fios estão muito molhados. Comece secando o cabelo com os dedos e quando ele estiver parcialmente seco, use a escova", acrescenta Carla Santana.

Aplicar produtos incorretamente

Muitas pessoas que têm problemas com cabelo frizzado tendem a usar os produtos nos lugares errados. Uma das partes que mais tem frizz é na entrada do cabelo, exatamente onde os fios nascem, então é nesse local que os produtos anti-frizz devem ser aplicados. Mas a quantidade é importante: não é preciso exagerar no produto perto da raiz; caso contrário, o cabelo pode ficar com o aspecto pesado. "Passar uma grande quantidade de produto próximo do couro cabeludo pode deixar os fios oleosos e ainda provocar a descamação e a caspa. Mas a parte da frente do cabelo deve sim ser protegida, já que é mais sensível, porque os fios são mais finos", explica a profissional.

Usar um secador de baixa qualidade

Um bom secador vale o investimento, mas é preciso saber escolher o aparelho ideal. Um utensílio de qualidade precisa encaixar bem na mão de quem for usá-lo, não pode ser muito pesado e tem que ter um fio mais extenso, para dar mobilidade. Além dessas características é preciso verificar a temperatura dos secadores, alguns podem ficar muito quentes, causando sérios danos ao cabelo. O ideal é usar a temperatura morna, ou até o ar frio, principalmente quando os fios estiverem molhados, que é o estado em que as madeixas estão mais sensíveis.

Não utilizar o bico do secador

O bico do secador é essencial para manter o fluxo do ar concentrado, caso contrário ele se dispersa e pode causar frizz. Outra vantagem desse utensílio, segundo Carla Santana, é a agilidade na hora da secagem. "O bico do secador faz com que o cabelo seque mais rápido, porque direciona o ar".

Estilizar o cabelo com uma escova muito grande

É impossível criar volume com escovas muito grandes; o ideal é sempre optar pelas menores. As de cerâmica também devem ser evitadas: apesar de serem facilmente manuseadas, não oferecem a tensão necessária para criar volume. De modo geral, uma escova com o diâmetro entre 5 e 6,5cm é o ideal.

Esquecer o protetor térmico

Para garantir um cabelo saudável é imprescindível o uso de um protetor térmico. Para facilitar a sua aplicação, uma ideia interessante é misturar o protetor térmico com um óleo reparador, ou com algum sérum, e aplicar da metade do cabelo até as pontas, evitando a raiz. "O protetor térmico não deve ser aplicado na raiz do cabelo porque também pode provocar a descamação do couro cabeludo e a caspa. Além de proteger os fios contra a quentura do secador e da chapinha, alguns produtos ainda têm benefícios termoativados, ou seja, que são ativados com o calor", diz a cabeleireira.

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha