Beleza Extraordinária

Descubra como tratar e dar mais volume aos cabelos finos

  • Cabelos finos não necessariamente são ralos. Mulheres que possuem cabelos afro também têm essa característica
  • Jane Birkin usava os cabelos longos, lisos e finos com franja reta
  •  Brigitte Bardot representou a mescla de sensualidade e inocência da era dos cabelos volumosos
Tela cheia
Previous Next
Cabelos finos não necessariamente são ralos. Mulheres que possuem cabelos afro também têm essa característica
  • Cabelos finos não necessariamente são ralos. Mulheres que possuem cabelos afro também têm essa característica
  • Jane Birkin usava os cabelos longos, lisos e finos com franja reta
  •  Brigitte Bardot representou a mescla de sensualidade e inocência da era dos cabelos volumosos

Os cabelos finos não são necessariamente ralos, embora muitas mulheres com esse tipo de cabelo também reclamem da falta de volume nos fios. Mulheres que possuem cabelos afro também têm essa característica. Por isso, é necessário identificar em qual dos dois casos se enquadra o seu tipo de cabelo. Os fios desse grupo são oleosos principalmente na raiz e difíceis de estilizar. Por outro lado, são os que dão menos trabalho no dia a dia, mesmo que isso signifique variar um pouco menos o look.

Cuidados básicos

Um dos cuidados essenciais é utilizar produtos específicos para dar volume e encorpar os fios. Para as moças de cabelos oleosos, vale ficar atenta às linhas indicadas para este tipo de cabelo, que podem ressecar demais as pontas. Nesse caso, prefira shampoos e condicionadores para fios mistos. Desembaraçar as mechas de fios finos com pente com dentes bem próximos um dos outros também é fundamental, pois o acessório aumenta a eletricidade estática dos fios e resultam em cabelos mais volumosos.

Tratamentos específicos para cabelos finos

Os cabelos finos por natureza sofrem de fraqueza devido ao diâmetro reduzido. A falta de consistência, de corpo e de rigidez os deixam sem volume e mais frágeis que os outros. Para solucionar, o cabeleireiro Marcos Proença indica tratamentos com produtos que ajam como reconstrutor molecular como, por exemplo, o Intra-Cylane. Esse tipo de hidratação funciona como um preenchedor capilar, age no interior da fibra, aportando matéria e devolvendo força, vitalidade, resistência e saúde aos fios.

Cortes que garantem volume aos fios finos

A falta de volume dos cabelos finos pode ser facilmente contornada com um corte de cabelo adequado. O corte em camadas é o ideal para quem possui cabelos finos, de preferência seis centímtros acima da linha do sutiã. Este tipo de corte dá mais leveza e formato ao rosto, por isso é mais indicado para quem sofre com a falta de volume.

Uma vantagem de ter os fios com volume escasso é poder tirar proveito de cortes geométricos, assimétricos e levemente repicados. Além disso, mantenha o comprimento nos ombros ou acima deles. Se o cabelo fino estiver longo demais, as pontas podem acabar enfraquecidas, ja que a oleosidade natural do couro cabeludo não chegará até o fim da fibra capilar.

Dê volume aos fios finos com alguns truques

Para dar volume aos cabelos finos, aplique um ativador de volume nos fios ainda molhados ou uma porção de mousse. Se não for o suficiente para levantar a raiz e dar o volume desejado, aposte em artifícios mais tradicionais, como bobes. Separe três mechas largas nas laterais da cabeça e outra no topo; enrole o bob de diâmetro largo e proporcional ao comprimento dos fios da ponta até a raiz e prenda com um grampo. Deixa o bob preso com grampo até o final da produção do seu visual para sair. Depois do tempo necessário, penteie os cachos com as pontas dos dedos.

Um truque de estilo eficaz para dar bossa e movimento, é aplicar spray de volume na raiz e secar no sentido contrário ao crescimento dos fios. Depois jogue o cabelo para baixo e direcione o secador para o chão. Levante a cabeça e passe o jato quente da esquerda para a direita, e vice-versa, sempre com os fios para o lado oposto ao calor.

Aposte nas tendências dos anos 1960

Se inspirar nas musas da década de 1960 e apostar em franjas e volume característico no topo da cabeça - como era usado por Brigitte Bardot e Jane Birkin, ícones de estilo da época - também garante um bom resultado nas madeixas finas. Para reproduzir os penteados, use pomada em pó ou desfie os fios com pente fino para conseguir o volume típico da época e depois penteie gentilmente para dar acabamento.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais