Beleza Extraordinária

Descubra a sequência de aplicação dos produtos de beleza para pele e cabelo

  • A ordem dos produtos usados no rosto e nos cabelos pode influenciar na eficácia de cada um
Tela cheia
Previous Next
A ordem dos produtos usados no rosto e nos cabelos pode influenciar na eficácia de cada um
Usar quatro ou mais produtos de beleza diferentes antes mesmo de começar a maquiagem parece exagerado, mas são cuidados básicos para quem quer uma pele saudável, uniforme e bonita. Os processos que envolvem a lavagem do cabelo também exigem várias fases. O que há de comum nesses dois tipos de cuidado é que a ordem de aplicação dos produtos pode alterar, e muito, a eficácia deles.

Ritual de beleza para uma pele impecável

Nenhum sono pode impedir esse ritual de acontecer todos os dias ao acordar e antes de dormir. O processo começa pela limpeza feita com um sabonete, que pode ser em barra, líquido ou em espuma, mas sempre adequado ao seu tipo de pele. O próximo passo é ignorado por uma boa parte das mulheres, mas tem tantas propriedades benéficas que não deveria ficar de fora do processo: o tônico facial complementa a limpeza da pele, regula o pH da área e auxilia no controle da oleosidade, além de causar uma deliciosa sensação refrescante no rosto e ainda facilitar a absorção do que está por vir.

Logo depois, em terceiro lugar, vem o hidratante, que devolve água à pele, conferindo aquele aspecto macio e saudável. A maioria dos hidratantes voltados para o dia já possuem proteção solar, mas quem quiser aumentar a barreira contra o sol pode usar um filtro no fator que preferir. O produto precisa ser passado sempre depois da hidratação: as propriedades que protegem dos raios ultravioleta também bloqueiam as substâncias nutritivas.

Esfoliação para renovar a pele

Para a maioria das peles, o esfoliante deve ser usado uma ou no máximo duas vezes por semana. Depois de aplicar o produto com movimentos circulares, tomando cuidado para fugir de áreas finas como as pálpebras, é a hora da máscara facial, que vai tratar e fechar os poros. Escolha uma que seja específica para o seu tipo de pele e depois de espalhar em todo o rosto, espere secar para retirar. Esses dois passos garantem uma pele macia e sedosa pelo resto da semana.

Ordem de tratamento para cabelos saudáveis

Assim como na pele, a parte da limpeza vem em primeiro lugar também nas madeixas. Para tirar toda a sujeira do cabelo, a ação detergente do shampoo abre as cutículas, deixando o fio pronto para receber uma boa hidratação que preencha a parte de dentro da fibra capilar. Por isso, a máscara vem antes do condicionador. O produto que faz dobradinha com o shampoo serve, na verdade, para selar o fio, deixando guardado todos os nutrientes que foram depositados dentro dele pela máscara.

Não se esqueça de secar bem o cabelo com a toalha após cada fase - água em excesso pode atrapalhar a absorção dos produtos nas madeixas. O processo deve ser repetido em média duas vezes por semana para que o fio não fique saturado de química e acabe ficando pesado.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema