Beleza Extraordinária

Descubra a importância de usar produtos específicos para cabelos coloridos

  • Produtos específicos para cabelos coloridos ajudam a manter os fios saudáveis e com a cor bonita através de proteção, selamento de cutícula e hidratação
Tela cheia
Previous Next
Produtos específicos para cabelos coloridos ajudam a manter os fios saudáveis e com a cor bonita através de proteção, selamento de cutícula e hidratação

Pintar os cabelos já é uma grande mudança, mas quem quer evitar porosidade, ressecamento e o aspecto desbotado precisa seguir também uma nova rotina de cuidados. Para ajudar nessa fase, os produtos específicos para madeixas coloridas são de grande importância e atendem a todas essas necessidades. Descubra agora como eles agem na estrutura do fio para manter não somente a cor, mas também o aspecto saudável.

Previna-se contra o desbotamento

Uma das principais funções de produtos específicos para cabelos coloridos é proteger os fios da oxidação, processo de desbotamento que pode ser causado pelo contato com sol ou ar. "Esses produtos costumam conter moléculas fotoprotetoras, que absorvem a radiação solar, e antioxidantes, que protegem dessa reação causada pelo contato com o oxigênio", diz a cosmetologista Maria Inês Harris.

Linhas específicas selam as cutículas trazendo saúde e brilho ao cabelo

Outra atribuição fundamental dos produtos para cabelos tingidos é o selamento de cutícula, que é a camada mais externa do fio. A cosmetologista explica que esse detalhe pode fazer toda a diferença entre madeixas impecáveis ou danificadas: "para penetrar no fio, a tinta precisa abrir a cutícula e por isso deixa aquela aparência porosa", conta. A profissional revela que os cosméticos pensados para esse tipo de cabelo selam as cutículas, formando uma espécie de filme sobre o fio. O resultado da nova estrutura, que agora é alinhada e homogênea, aparece em um cabelo brilhoso e com aparência de bem tratado.

Procure por produtos para cabelos coloridos que tenham ativos hidratantes

Maria Inês lembra que, quando abre as cutículas para depositar o pigmento dentro do fio, a coloração acaba lesionando as cutículas e isso pode ocasionar uma perda gradativa de água deixando as madeixas ressecadas. Máscaras específicas para cabelos coloridos são focadas em hidratação e por isso se tornam a melhor escolha, já que mantêm mais água na parte interna do cabelo e assim conservam a maleabilidade e aparência saudável.

Saiba como fazer para otimizar o resultado desses produtos

Além da hora da lavagem e das hidratações, usar um leave-in específico para cabelos coloridos também é fundamental na rotina de cuidados. É ele que vai proteger os fios das agressões externas como sol e poluição, além de conservar a hidratação por mais tempo. Outro complemento importante é a utilização de protetores térmicos toda vez que for usar secador, chapinha ou babyliss: o calor desses aparelhos pode potencializar o ressecamento das madeixas tingidas, que precisam estar sempre protegidas.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!