Beleza Extraordinária

Descubra a diferença entre caspa e dermatite seborreica

  • A caspa pode ser um dos sintomas da dermatite seborreica (Foto: Instagram @syanafromparis)
  • Você sabe como identificar a dermatite seborreica? (Foto: Instagram @aastronauta_)
Tela cheia
Previous Next
A caspa pode ser um dos sintomas da dermatite seborreica (Foto: Instagram @syanafromparis)
  • A caspa pode ser um dos sintomas da dermatite seborreica (Foto: Instagram @syanafromparis)
  • Você sabe como identificar a dermatite seborreica? (Foto: Instagram @aastronauta_)

Está com o couro cabeludo descamando? Isso pode acontecer por vários motivos e, embora seja desagradável, é bem comum. Se isso está acontecendo com você, pode ser que você esteja apenas com caspa, mas também pode ser sinal de dermatite seborreica.

Quer saber as diferenças entre a caspa e a dermatite seborreica? A gente conta como identificar cada um dos problemas e como tratar cada um desses casos.

Afinal, o que é a caspa?

A caspa não é necessariamente uma doença, ela é apenas o nome que se dá à descamação do couro cabeludo - que pode ter várias causas, inclusive a dermatite seborreica. Isso também pode acontecer por fatores hormonais, por estresse ou por uma reação a procedimentos químicos, como a coloração ou alisamentos.

Engana-se quem pensa que a caspa surge por falta de higiene: lavar mais o cabelo não resolve o problema - e até pode piorar em alguns casos, já que o excesso de lavagens resseca o cabelo e o couro cabeludo. Se você sofre com a caspa, o ideal é tentar identificar a origem do problema e tratá-lo.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por WhereDidUGetThat.com (@karenbritchick) em

Como identificar a dermatite seborreica?

A dermatite seborreica é uma inflamação do couro cabeludo que pode causar caspa. Mas ela também tem outros sinais. É comum que o couro cabeludo fique avermelhado e com aumento de oleosidade, mas nem sempre as três características acontecem ao mesmo tempo. Por isso, o ideal é procurar um dermatologista para fazer um diagnóstico mais preciso.

Em alguns casos mais graves, a inflamação também pode atingir outras partes do corpo. Além do couro cabeludo, os sintomas da dermatite seborreica podem aparecer nas sobrancelhas, maçã do rosto, nariz, barba e regiões com dobras, como as orelhas.

Saiba como tratar o problema

A dermatite seborreica, assim como a caspa, é mais comum em épocas quentes e, para tratar o problema, é importante evitar fontes de calor no couro cabeludo, como o secador e os banhos quentes. Prefira lavar o cabelo com água fria ou morna, pelo menos três vezes na semana. O shampoo anticaspa também é importante para controlar o problema e eliminar o excesso de óleo.

Em alguns casos, também pode ser recomendado usar pomadas específicas para a dermatite, por isso, é fundamental procurar um dermatologista. Ele vai ser capaz de orientar sobre a melhor forma de tratamento.

Redação: Gabrielle Nunes

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial