Beleza Extraordinária

Dermatologista ou esteticista? Saiba quais são as diferenças e quando procurar pela ajuda de cada um

  • Saiba quais são as diferenças entre o dermatologista e o esteticista com a ajuda da matéria (Foto: Shutterstock)
  • O dermatologista pode ajudar no tratamento dos problemas de pele, desde os mais profundos até os mais leves (Foto: Instagram @chiutips)
  • A esteticista pode ajudar no tratamento de pele e combate a espinhas, cravos e rugas, até mesmo indicando produtos para o cuidado com o rosto (Foto: Instagram @whitneyfransway)
Tela cheia
Previous Next
Saiba quais são as diferenças entre o dermatologista e o esteticista com a ajuda da matéria (Foto: Shutterstock)
  • Saiba quais são as diferenças entre o dermatologista e o esteticista com a ajuda da matéria (Foto: Shutterstock)
  • O dermatologista pode ajudar no tratamento dos problemas de pele, desde os mais profundos até os mais leves (Foto: Instagram @chiutips)
  • A esteticista pode ajudar no tratamento de pele e combate a espinhas, cravos e rugas, até mesmo indicando produtos para o cuidado com o rosto (Foto: Instagram @whitneyfransway)

Na hora de apostar no peeling facial ou marcar uma limpeza de pele, logo bate a dúvida: como decidir entre o dermatologista e o esteticista?

Apesar desses dois profissionais trabalharem juntos no universo de cuidados da pele do corpo e rosto, existem algumas diferenças-chave quando se trata da atuação de cada um - e elas não só podem como devem influenciar na sua escolha.

Saiba qual dos dois experts é o mais indicado para a sua necessidade e aproveite a ajuda de cada um na hora certa!

O que faz um dermatologista?

De uma maneira geral, o médico dermatologista é alguém que estudou todo o corpo humano, mas se especializou precisamente no diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças da pele, pelos, cabelos, mucosas e unhas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse profissional é capaz de trabalhar na manutenção da beleza da pele e solucionar problemas estéticos como espinhas, cravos e alergias ou doenças mais sérias como com vitiligo, psoríase e câncer de pele, por exemplo.

O que faz um esteticista?

Também inserido no universo dos cuidados de beleza e problemas de pele, o esteticista é alguém especializado em estética por meio do bacharelado ou curso técnico e, por isso, pode realizar procedimentos para melhorar a aparência e textura do corpo e rosto

Ele estuda um pouco sobre o organismo humano e entende do processo de envelhecimento e recuperação de lesões da pele, o que faz dele habilitado para cuidar não só de quadros de acne e prevenção de rugas, como também ajudar pacientes em tratamento pós-cirúrgico, por exemplo.

Como saber quando escolher entre o esteticista e o dermatologista

Existem alguns critérios que podem ajudar na decisão, mas uma boa maneira de escolher é analisar a gravidade do problema e o tipo de procedimento estético que você pretende realizar. 

Quando procurar um dermatologista: se surgir algum sinal na pele que muda de cor, ou aparece qualquer caroço, inchaço, ferida aberta, acne dolorosa ou erupção que tenha sangramento, é preciso procurar esse profissional imediatamente.

Quando procurar um esteticista: geralmente para tratamentos mais superficiais que envolvam a aparência da pele, como a limpeza de pele profissional, cuidados com acne leve, cravos, peeling, tratamento de linhas de expressão e outros.

É possível combinar os cuidados do dermatologista com o esteticista?

Uma vez que os dois estão superenvolvidos com os cuidados da pele - ainda que com aplicações diferentes - os cuidados oferecidos pelos dermatologistas e esteticistas podem ser complementares. Ou seja, nem sempre é preciso escolher necessariamente um ou o outro, viu?

Em alguns casos, é bem provável que você vá ao dermatologista para um diagnóstico e faça o tratamento do problema com a ajuda do esteticista, por exemplo.

Recomendação extra: é sempre válido lembrar que o cuidado com a pele também deve ser preventivo - especialmente para que ela se mantenha saudável, viçosa e iluminada por muito mais tempo.

Para que isso aconteça, é importante visitar o dermatologista ou esteticista pelo menos uma vez ao ano para estabelecer os cuidados e tratamento mais adequados para o seu caso!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais