Beleza Extraordinária

Depois de esfoliar o rosto: o que fazer? Conheça os cuidados que você precisa tomar

  • A esfoliação é uma etapa importante dos cuidados com a pele (Foto: Instagram @ericalave)
  • Depois de esfoliar a pele, é importante usar protetor solar (Foto: Instagram @christinanadin)
  • A hidratação também é muito importante depois de esfoliar o rosto (Foto: Instagram @shanasaperas)
Tela cheia
Previous Next
A esfoliação é uma etapa importante dos cuidados com a pele (Foto: Instagram @ericalave)
  • A esfoliação é uma etapa importante dos cuidados com a pele (Foto: Instagram @ericalave)
  • Depois de esfoliar a pele, é importante usar protetor solar (Foto: Instagram @christinanadin)
  • A hidratação também é muito importante depois de esfoliar o rosto (Foto: Instagram @shanasaperas)

Quem costuma manter uma rotina de cuidados com a pele, sabe da importância da esfoliação para a saúde e beleza. Mas, para a técnica funcionar da forma correta, é importante conhecer os cuidados que você deve tomar na hora de esfoliar o rosto.

Você sabe em qual etapa a esfoliação se encaixa? O que você deve fazer depois para manter a pele protegida? A gente separou algumas dicas para você acertar nessa prática e ter uma pele linda. Confira!

Como funciona a esfoliação?

A esfoliação remove as células mortas do rosto e as impurezas que não saem na limpeza comum. Ela é indicada para todos os tipos de pele, da seca até a oleosa - mas para não machucar o seu rosto, é importante escolher um esfoliante adequado para você.

Como a esfoliação renova as células do rosto e remove aquela camada de células mortas, é normal que a pele fique sensível. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados para evitar problemas como o ressecamento ou os danos causados pelo sol.  E lembre-se que você não deve esfoliar o rosto mais do que uma vez por semana, para não deixar a pele muito sensível ou ressecada.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Syana Laniyan (@syanafromparis) em

O que eu preciso fazer depois de esfoliar o rosto?

A esfoliação substitui a limpeza no ritual de beleza, então é só seguir sua rotina normal. Para equilibrar o pH da pele e matificar, é importante usar um tônico. Depois, vem a etapa da hidratação, já que a esfoliação retira a oleosidade natural do rosto. Essa etapa é fundamental para evitar que sua pele fique ressecada e para devolver a hidratação, principalmente se a sua pele já é seca.

Aposte também no protetor solar, que deve ser usado diariamente e principalmente nos dias que você usa o esfoliante. Como sua pele vai estar um pouco mais sensível, protegê-la contra a ação nociva dos raios solares é essencial.

Conheça os tipos de esfoliação

A esfoliação pode ser química ou física e você pode escolher a que você preferir e melhor se adequar à sua pele. A principal diferença entre as duas é o tipo de produto usado: enquanto a física é um creme ou gel com pequenas partículas que esfoliam a pele, a química não tem esses grãozinhos e esfolia apenas com a ação química de seus componentes.

Como não é preciso esfregar o rosto, esse tipo de produto é muito indicado para as peles sensíveis ou com acne, que podem sofrer danos se a esfoliação física for feita com força. Mas, no fim, quem escolhe o melhor produto é você, sempre levando em consideração o seu tipo de pele.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial