Depois de alisar o cabelo pode lavar com shampoo? Saiba o que fazer para cuidar dos fios após a escova progressiva!

Uma dúvida muito comum entre as mulheres que alisam o cabelo é sobre o momento ideal para lavar os fios depois da química aplicada. Enquanto algumas acham que é obrigatório ficar alguns dias com o produto nas madeixas, outras acreditam que o correto é higienizar as madeixas com shampoo logo depois do procedimento. E aí, qual seria o certo?

Segundo o cabeleireiro Alê Crema, com as progressivas de hoje em dia, não tem muito mistério: a própria cliente tem liberdade de decidir a hora da lavagem! "Pode lavar assim que você fizer, se o cabelo ficar muito pesado; pode lavar no dia seguinte e, assim, sucessivamente. Mas eu, particularmente, recomendo aguardar, pelo menos, um dia, porque a progressiva ainda estará fazendo efeito", explica. 

Shampoo precisa ser mais suave para que a escova dure mais tempo nos cabelos 

Em relação ao shampoo - que, como explicou o cabeleireiro, já pode ser usado no mesmo dia -,  é preciso ficar atenta à versão escolhida para que a química não seja afetada! A dica é apostar em produtos mais suaves e, de preferência, que tenham sido formulados especificamente para os quimicamente tratados - já que eles criam uma película protetora que ajuda a prolongar o efeito liso nas madeixas. 

Por outro lado, as versões que prometem limpeza profunda devem ser evitadas no dia a dia. Como abrem a cutícula capilar e removem a química com mais facilidade, a recomendação é deixar esse tipo de shampoo apenas para os momentos em que sentir que o cabelo está sobrecarregado pelo excesso de resíduos. "O antirresíduos é só para o caso de fazer um detox no cabelo quando ele estiver saturado", aconselha o cabeleireiro. 

Lavagem em dias alternados também ajuda a manter o cabelo liso

Lavando o cabelo com shampoo no mesmo dia da aplicação do produto ou não, uma dica de ouro para manter a escova progressiva por mais tempo é diminuir a frequência das lavagens. O motivo para isso é o seguinte: quando aplicada, a química cria uma espécie de película ao redor dos fios - e essa camada, que é responsável pelo efeito liso, vai saindo ao longo da limpeza com shampoo. 

Sendo assim, para evitar o problema, o truque é passar a lavar o cabelo em dias alternados em vez de fazer a higienização diariamente. Com esse hábito aliado a um shampoo suave e que ajude a prolongar o liso, a progressiva tem mais chances de continuar com o efeito desejado até a hora do próximo retoque. 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/depois-de-alisar-o-cabelo-pode-lavar-com-shampoo-saiba-o-que-fazer-para-cuidar-dos-fios-apos-a-escova-progressiva" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/os-cuidados-especiais-para-lavar-cabelos-coloridos", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"os-cuidados-especiais-para-lavar-cabelos-coloridos", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/banner-linha-115vf.jpg?rev=ea5bb7d9edaf45d1982a5fdaaec3135a", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-01-27T18:44:59+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:22:47+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/1-de-abril-a-fase-da-lua-influencia-no-corte-do-cabelo-desvendamos-os-maiores-mitos-sobre-cabelos", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"1-de-abril-a-fase-da-lua-influencia-no-corte-do-cabelo-desvendamos-os-maiores-mitos-sobre-cabelos", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/valesca/mulher-morena-pele-branca.jpg?rev=3fb52ca2f70a431781257b39834ab134", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-03-07T14:21:50+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:08:25+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } } { "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/depois-de-alisar-o-cabelo-pode-lavar-com-shampoo-saiba-o-que-fazer-para-cuidar-dos-fios-apos-a-escova-progressiva", "name": "depois-de-alisar-o-cabelo-pode-lavar-com-shampoo-saiba-o-que-fazer-para-cuidar-dos-fios-apos-a-escova-progressiva" } } ] }