Beleza Extraordinária

Demaquilante: saiba para que serve e conheça os tipos de removedores de maquiagem

  • O demaquilante é parte essencial na rotina de skincare de quem usa maquiagem diariamente (Foto: Instagram @tach.j)
  • Maquiagens de longa duração ou à prova d'água saem com a água micelar demaquilante bifásica (Foto: Instagram @mianjelica)
  • Nas peles oleosas, produtos como a água micelar demaquilante são mais recomendados para retirar a maquiagem (Foto: Instagram @joyjah)
  • Depois do demaquilante, não deixe a hidratação da pele do rosto de lado (Foto: Instagram @tashimrod)
  • Use o demaquilante, um sabonete específico para o rosto e um hidratante diariamente 9Foto: Instagram @oceanlewis)
Tela cheia
Previous Next
O demaquilante é parte essencial na rotina de skincare de quem usa maquiagem diariamente (Foto: Instagram @tach.j)
  • O demaquilante é parte essencial na rotina de skincare de quem usa maquiagem diariamente (Foto: Instagram @tach.j)
  • Maquiagens de longa duração ou à prova d'água saem com a água micelar demaquilante bifásica (Foto: Instagram @mianjelica)
  • Nas peles oleosas, produtos como a água micelar demaquilante são mais recomendados para retirar a maquiagem (Foto: Instagram @joyjah)
  • Depois do demaquilante, não deixe a hidratação da pele do rosto de lado (Foto: Instagram @tashimrod)
  • Use o demaquilante, um sabonete específico para o rosto e um hidratante diariamente 9Foto: Instagram @oceanlewis)

Você sabe o que é demaquilante e qual é a sua importância na rotina de cuidados com a pele? Ele é muito importante na hora de remover a maquiagem - seja a do dia a dia ou a mais pesada, de ocasiões especiais - e deixar a pele pronta para receber outros cuidados. A principal função do demaquilante é limpar totalmente o rosto, evitando o entupimento dos poros com resíduos de base, corretivo e outros produtos.

Na hora de comprar, você deve perceber que existem diferentes versões do produto, para diversas finalidades e tipos de pele. Quer saber como escolher a melhor para você? Confira os principais tipos de demaquilante e dicas para quando usar cada um deles.

Demaquilante: para que serve e por que usar?  

Afinal de contas, para que serve demaquilante? Há quem acredite que basta lavar o rosto com sabonete para limpar a maquiagem, mas não é bem assim. Mesmo depois da lavagem, ainda podem restar resquícios de maquiagem na pele, especialmente nos olhos. Por isso, é fundamental usar algum tipo de demaquilante para garantir que a limpeza esteja completa antes de seguir com os cuidados com a pele.

Como usar o demaquilante: o uso desse produto vai depender da versão escolhida, mas ele entra sempre como o primeiro passo de limpeza, para remover totalmente a maquiagem e deixar seu rosto pronto para as outras etapas de skincare. Dependendo do demaquilante usado, pode ser necessário enxaguar o rosto depois. Conheça, aqui embaixo, um pouco mais sobre cada um deles! 

Tela cheia
Previous Next
Demaquilante: função removedora de maquiagem pesada pode ser alcançada com a água micelar bifásica

Água micelar: demaquilante prático para todos os tipos de pele

Muitas pessoas se perguntam se água micelar é demaquilante e a resposta é sim: o produto queridinho pode ser usado nessa etapa de cuidados com a pele. Ela é uma ótima opção de removedor de maquiagem para o dia a dia, podendo ser usada na pele, olhos e boca para limpar totalmente os resíduos dos diferentes produtos. A água micelar bifásica ajuda a remover os produtos de longa duração ou à prova d'água — e não tem óleos na composição.

A principal diferença entre demaquilante e água micelar é que ela pode ser usada em todos os tipos de pele e não precisa de enxágue. Já os demaquilantes podem conter óleos ou outras substâncias não indicadas para alguns tipos de pele. Além disso, a água micelar ajuda a manter a pele hidratada e equilibrada enquanto limpa.

Quem pode usar: tanto a água micelar tradicional quanto a bifásica são indicadas para todos os tipos de pele e podem ser usadas diariamente.

Lenço demaquilante pode ficar na bolsa do dia a dia

Favoritos pela praticidade, os lenços demaquilantes são a melhor opção para manter na bolsa e usar no dia a dia - seja no trabalho ou no happy hour - ou em viagens. Eles são perfeitos para limpar o rosto com aquela maquiagem mais leve e não retiram produtos à prova d'água.

Por isso, o lenço demaquilante também pode ser usado junto com outro produto. Enquanto ele limpa a pele completamente, você pode escolher outro tipo de demaquilante para remover as maquiagens mais pesadas, como as máscaras de cílios e os batons de longa duração. 

Quem pode usar: o lenço demaquilante é recomendado para todos os tipos de pele e existem versões especiais para peles sensíveis.

Demaquilante em creme ou loção tem propriedades hidratantes 

Um produto muito tradicional na hora de remover a maquiagem é o demaquilante em creme ou loção. Estas fórmulas podem ser recomendadas para remover tanto os resíduos mais leves da pele, como os de batom, sombra e blush, quanto para maquiagens mais pesadas, dependendo do produto escolhido. 

Graças à ação hidratante, o demaquilante em creme ou loção não irrita a região onde é aplicado, mas não é tão indicado para as peles oleosas ou mistas, já que pode conter óleo em sua composição. 

Quem pode usar: esse tipo de produto hidrata enquanto limpa e é indicado para peles normais e secas, inclusive as sensíveis. 

O demaquilante bifásico garante uma limpeza completa 

Como o nome sugere, esse demaquilante é aquele com duas fases: uma líquida e outra oleosa. Você sabe como usar demaquilante bifásico? O primeiro passo é sacudir a embalagem para juntar as duas fases do produto. Quando misturadas, elas removem com facilidade a maquiagem dos olhos, boca e rosto. 

Por isso, o demaquilante bifásico é muito indicado para quem costuma usar maquiagem de longa duração e produtos à prova d’água, inclusive nos olhos, como a máscara de cílios. 

Quem pode usar: por conter óleo na fórmula, não é indicado para peles oleosas. Se for necessário, use apenas na região dos olhos. Em outros tipos de pele, o demaquilante bifásico pode ser usado em todo o rosto. 

Demaquilante sem óleo é a aposta para quem tem peles oleosas

O demaquilante oil-free - ou seja, sem óleos em sua composição - tem uma fórmula leve, que limpa suavemente e é recomendado para retirar a maquiagem do dia a dia. Ele pode ser usado em todos os tipos de pele, mas, se você tem o rosto sensível, é importante checar se a fórmula também é livre de álcool e perfumes que podem causar irritação.

Por não conter óleos ou outros componentes que removem a maquiagem mais pesada, o demaquilante oil-free não é a melhor opção para limpar produtos à prova d’água ou de longa duração. 

Quem pode usar: é indicado para todos os tipos de pele, especialmente as oleosas, mistas e acneicas. 

Demaquilante: como usar o produto na rotina de skincare

Não importa o tipo de demaquilante que você vai escolher para usar: saber o momento certo de aplicar o produto no rosto também pode influenciar no resultado para a saúde da sua pele. O demaquilante pode ser usado antes ou depois do sabonete para o rosto: se ele precisar de enxágue, use antes. Se não, pode usar depois. 

Depois da parte da limpeza e de garantir que não há mais nenhum resíduo de maquiagem na pele, chega a hora da hidratação: depois de um dia inteiro com maquiagem, limpar não é suficiente. Aplique um hidratante facial indicado para o seu tipo de pele para conseguir melhores resultados. Alguns produtos, inclusive, unem a hidratação a outros cuidados, como a ação anti-idade ou controle da oleosidade e da acne — fique atenta na hora de comprar. 

Mantendo essa rotina diária, você evita o ressecamento do rosto e outros danos, como o envelhecimento precoce, além de garantir uma pele muito mais bonita e saudável, deixando a sua maquiagem ainda mais perfeita.

Redação: Gabrielle Nunes

Publicada em: 07/05/2013
Atualizada em: 07/08/2020

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação