Beleza Extraordinária

Deixar um pouco de condicionador no cabelo é saudável? Saiba porque enxaguar bem os fios é tão importante

  • Deixar o condicionador no cabelo pode fazer o fio pesar e causar danos à pele
Tela cheia
Previous Next
Deixar o condicionador no cabelo pode fazer o fio pesar e causar danos à pele

Algumas regras capilares são tão famosas que ninguém ousa contestar. Sempre retirar o condicionador depois da lavagem é uma delas, mas por quê? É fundamental conhecer a razão dos rituais de beleza praticados, principalmente para entender o próprio cabelo e saber como ele deve ser tratado. A cosmetologista Maria Inês Harris desvenda a questão e explica o que pode acontecer se o produto for mal utilizado.

Entenda por que o condicionador precisa ser retirado do cabelo

Fundamental na hora da lavagem, o condicionador tem a função de realinhar a cutícula: "ele possui moléculas de gordura que aderem ao fio para fazer voltar ao normal a estrutura que ficou bagunçada durante a lavagem", conta. Não retirá-lo do cabelo depois do banho pode deixar os fios pesados pelo excesso de produto, mas, segundo a profissional, o problema maior está nas irritações que ele pode causar na pele. "Os condicionadores foram feitos para serem usados por um breve período de tempo e fazem bem apenas aos cabelos. Essas moléculas de gordura carregam uma carga positiva que têm afinidade com a cutícula, mas irritam a pele quando ficam em contato por muito tempo. Elas podem causar coceiras e a "falsa caspa", que nada mais é que o ressecamento do couro cabeludo", revela.

Os mitos que cercam a hora de aplicar o condicionador

Mesmo que o produto não encoste no couro cabeludo, os riscos continuam altos, já que a cosmetologista revela que o condicionador tem o poder de se expandir no fio e chegar até lá, além de ficar em contato com pescoço e orelhas - áreas que também podem sofrer irritação.

Maria Inês ainda desmente o mito de que o condicionador não pode ser aplicado na raiz: "desde que seja por um breve momento, como o produto foi criado para ser usado, não há problema. Imagine uma pessoa com cabelo curto que deseja condicionar os fios - vai ser bem difícil ela não encostar na raiz. Além do mais, as formulações de hoje em dia são bem mais leves e fáceis de serem removidas,", diz.

Por que máscaras e leave-ins podem ficar mais tempo no cabelo sem causar danos?

As máscaras são formuladas para ficar mais tempo no cabelo por causa da reposição intensa de nutrientes: "não é só uma questão de cutícula, esses produtos agem fundo no fio e por isso precisam de mais tempo para que os componentes penetrem", conta. Apesar dos condicionadores e leave-ins terem uma formulação bem parecida, a profissional explica que o segundo não possui as moléculas de gordura com carga positiva ou possuem uma variação inofensiva delas.

Certifique-se que o condicionador foi todo embora

Para saber se o produto foi realmente removido do cabelo, Maria Inês dá uma dica simples: "quando a água ainda estiver turva é porque ainda há condicionador no cabelo. Observe e quando a coloração estiver transparente é porque os resíduos que poderiam causar danos já foram embora", conta.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais