Beleza Extraordinária

Deixar o cabelo secando enrolado na toalha é saudável?

  • Deixar o cabelo muito tempo enrolado na toalha causa abafamento do couro cabeludo e pode piorar a dermatite seborreica
Tela cheia
Previous Next
Deixar o cabelo muito tempo enrolado na toalha causa abafamento do couro cabeludo e pode piorar a dermatite seborreica

A cena é clássica e, além de fazer parte da vida de boa parte da população feminina, já foi eternizada em muitas cenas de TV e cinema: sair do banheiro com a toalha enrolada na cabeça depois de lavar o cabelo é um costume antigo, mas será que faz bem para a saúde dos fios? Quem responde é a tricologista Letícia Bertazzi, que indica as consequências do abafamento do couro cabeludo e mostra como evitar problemas.

Costume pode piorar a dermatite seborreica e ajudar na quebra capilar

Segundo Letícia, o hábito de deixar a toalha na cabeça com a intenção de tirar aquela umidade excessiva não gera problemas se for feito por até dez minutos. O problema é quando esse tempo é ultrapassado: "se o paciente já tem uma predisposição à dermatite seborreica, o excesso de umidade que fica concentrado ali pode piorar eventuais coceiras", diz.

Outro problema apontado pela tricologista é que deixar a toalha enrolada na cabeça não permite que os fios sequem e os mantêm úmidos por mais tempo: "para evitar possíveis quebras na hora de pentear, o cabelo precisa secar até 95% antes de ser escovado", diz a profissional, que alega que o tempo que as madeixas passam abafadas poderia ser usado para que elas secassem ao natural.

Tratamentos com calor nos fios estão liberados com algumas ressalvas

Apesar dessas ressalvas, Letícia revela que nem todo abafamento no couro cabeludo é prejudicial. Como alguns tratamentos de cabelo precisam de calor para agir de uma melhor forma, a tricologista garante que não há problemas em usar toucas térmicas ou até mesmo uma toalha aquecida envolvendo os fios: "esse tipo de procedimento costuma durar de 15 a 20 minutos - o que é um tempo seguro", explica a profissional, que ainda aconselha: "depois que acabar basta realizar uma secagem adequada para não haver nenhum problema".

Dormir com o cabelo molhado é um hábito tão ruim quanto enrolar os cabelos na toalha por muito tempo

Para Letícia, tão nocivo quanto deixar as madeixas abafadas em uma toalha por muito tempo é dormir com o cabelo molhado. A prática causa o atrito dos fios úmidos com o travesseiro, provoca um abafamento de horas da cabeça encostada no travesseiro e ainda garante um visual completamente bagunçado e com frizz no dia seguinte.

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação