Beleza Extraordinária

Deixar a tinta nos cabelos por mais ou menos tempo faz diferença? Tire suas dúvidas

  • Um dos pontos mais importantes na hora de mudar a cor dos fios é seguir o tempo de pausa indicado pelo fabricante. Alguns minutinhos a mais ou a menos podem fazer a diferença no resultado final.
Tela cheia
Previous Next
Um dos pontos mais importantes na hora de mudar a cor dos fios é seguir o tempo de pausa indicado pelo fabricante. Alguns minutinhos a mais ou a menos podem fazer a diferença no resultado final.

A coloração te ajuda a ficar mais bonita, mas como toda química, tem componentes que precisam ser usados de acordo com as especificações do fabricante. Um dos pontos mais importantes de mudar a cor dos fios é seguir o tempo de pausa porque alguns minutinhos a mais já podem fazer a diferença no resultado final.

A dermatologista Thaise Soares alerta que seguir o tempo de pausa é também uma questão de segurança para quem aplica o produto nos fios: "É recomendável que se respeite o tempo de coloração para que não haja alteração na segurança do produto. O excesso de química pode causar alergia no couro cabeludo e até mesmo queda", explicou.

Mais e menos tempo: como funciona com a tinta permanente

A tinta permanente pode agredir os fios se passar do tempo de aplicação. A coloração não se acentua, como pensam alguns, porque a cutícula do fio satura depois que o processo de coloração acontece: "A coloração tem um processo que dura o tempo especificado pelo fabricante", conta o colorista Carlos Godói. "Esse processo envolve a abertura da cutícula e o depósito de pigmento. Depois do tempo de ação, essa parte da fibra capilar satura. Deixar a química mais tempo nos fios só causará ressecamento e até queda, em algumas ocasiões", explica Carlos.

Carlos ainda explica que tirar a coloração antes do tempo também afeta os resultados porque além de não alcançar a tonalidade desejada, o processo não vai se fechar e consequentemente os fios não segurarão os pigmentos, fazendo com que eles saiam em apenas algumas lavagens, como numa espécie de banho de brilho.

Tonalizante por mais e menos tempo

O tonalizante forma uma capa de pigmentos, então quanto mais tempo nos fios, mais pigmentado os cabelos ficam, mas não em um bom sentido. O excesso de pigmentação pode prejudicar a textura e a cor dos fios. Segundo Carlos Godoi, nas fórmulas que contém oxidantes, os efeitos podem ser os mesmo que os de tintas permanentes. Para as esquecidinhas, seja da tinta ou do tonalizante, a dermatologista Thaise Soares aconselha: "em caso de dúvida, o ideal é procurar um profissional para fazer esse procedimento e ficar livre de preocupações quanto ao tempo de ação. O expert fará isso por você".

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha