Beleza Extraordinária

Deixar a máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução no cabelo faz mal? Descubra se o hábito pode prejudicar os fios

  • Entenda se o creme de tratamento pode ficar nos cabelos por mais tempo que o indicado (Foto: Shutterstock)
  • É importante enxaguar o creme de tratamento abundantemente (Foto: Shutterstock)
  • Deixar a máscara no cabelo não vai fazer mal, mas também não aumenta a hidratação (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Entenda se o creme de tratamento pode ficar nos cabelos por mais tempo que o indicado (Foto: Shutterstock)
  • Entenda se o creme de tratamento pode ficar nos cabelos por mais tempo que o indicado (Foto: Shutterstock)
  • É importante enxaguar o creme de tratamento abundantemente (Foto: Shutterstock)
  • Deixar a máscara no cabelo não vai fazer mal, mas também não aumenta a hidratação (Foto: Shutterstock)

Na hora de recuperar os cabelos danificados ou com pontas secas, recorrer às máscaras de hidratação capilar e reconstrução é sempre a melhor opção. Além de hidratar em profundidade, o produto ainda sela os fios e entrega a maciez e o brilho perdidos por conta das agressões diárias. Mas quando os danos são mais profundos, muitas optam por exceder o tempo de ação indicado na embalagem e acabam deixando a fórmula nas madeixas por algumas horas ou até durante a noite, para que ela possa agir de forma mais intensa. Mas será que isso realmente funciona, ou faz o efeito contrário, detonando os fios? Confira as dicas e descubra se pode deixar creme de hidratação no cabelo!

Exceder o tempo de ação da máscara de cabelo não faz mal, mas também não intensifica a hidratação

Quem aposta em deixar o creme de tratamento no cabelo durante muito mais tempo que o pedido na embalagem pode pensar que, dessa forma, a hidratação será mais profunda e intensa. No entanto, isso não passa de um mito: depois do período sugerido no produto, ele deixa de fazer efeito. Assim, ele não danifica os fios, como muitas se perguntam, no entanto, também não incrementa o poder de nutrição ou hidratação.

Porém, para quem tem cabelos curtinhos ou muito oleosos, o cuidado deve ser ainda maior, já que a fórmula não deve ser deixada perto da raiz. O motivo é a obstrução dos poros do couro cabeludo, que pode causar ainda mais oleosidade, queda de cabelo e até caspa. Ao deixar o produto nos fios durante a noite, os movimentos do sono podem fazer com que ele entre em contato com a cabeça, por isso, é importante evitar esse hábito.             

Produto deve ser usado de acordo com as instruções da embalagem

Cada máscara de hidratação possui um tempo de ação específico, estudado e testado para responder aos problemas do cabelo durante esse período. É importante seguir essa sugestão, que sempre será a melhor opção para o tratamento pretendido, além de cumprir também os conselhos de aplicação.

De um modo geral, o tempo de ação do creme é de 5 a 15 minutos - que pode variar de acordo com a proposta da linha em questão - e deve ser massageado no comprimento do cabelo, da altura da orelha para baixo, evitando a raiz. Depois do prazo estipulado, é importante enxaguar em abundância, removendo todos os vestígios do produto com água corrente e, ao mesmo tempo, desembaraçando as madeixas com os dedos. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!