Beleza Extraordinária

Decapagem ou descoloração? Conheça as diferenças entre cada procedimento

  • Entenda a diferença entre decapagem e descoloração e confira dicas profissionais para tratar dos fios que passaram pelos procedimentos
Tela cheia
Previous Next
Entenda a diferença entre decapagem e descoloração e confira dicas profissionais para tratar dos fios que passaram pelos procedimentos

Para ter cabelos coloridos bonitos e sempre cheios de saúde, é essencial conhecer os procedimentos a que os submete. Se já ouviu falar em descoloração e decapagem, provavelmente sabe que ambos são técnicas de coloração bem parecidas, que servem para remover o pigmento dos fios, mas que possuem algumas características diferentes. Para esclarecer qualquer dúvida, Ítalo Cardoso, colorista e hairstylist do salão Majestic do Rio de Janeiro, contou as principais diferenças entre os procedimentos. Confira!

Decapagem serve para limpar o pigmento excessivo dos fios já coloridos

Quem já tem cabelos coloridos e quer mudar para um tom diferente e uniforme, especialmente os tons mais claros, pode apostar na decapagem, feita com um produto decapante específico para remover os pigmentos artificiais do folículo. "A decapagem serve para limpar um pouco a cor do cabelo, retirar o pigmento de um cabelo escuro", explica Ítalo. "Como o cabelo colorido não clareia com tinta, quem tem fios, por exemplo, castanhos claros e quer clareá-los para até dois tons, tem que remover um pouco o pigmento e então aplicar uma coloração mais clara". 

Descoloração é preferência para quem quer um nível de clareamento maior

Já as donas de fios sem coloração que os querem clarear podem optar mesmo pela técnica de descoloração, uma vez que estes não têm pigmentos artificiais que possam interferir no resultado final. A técnica também é ideal para aquelas que desejam fios bem mais claros, como os platinados. "São procedimentos parecidos, mas a descoloração é para quem quer um clareamento mais alto nos fios, tirando o pigmento natural do folículo para conseguir um loiro real", entrega o profissional. 

Reconstrução é o tratamento mais recomendado para tratar dos fios após as técnicas

Para ter fios coloridos brilhosos e bonitos, é essencial tratá-los com alguns cuidados específicos, e Ítalo aconselha a reconstrução logo após qualquer um dos procedimentos. "Reconstrução sempre, principalmente no dia em que você faz o processo de decapagem ou descoloração nos cabelos", conta. "Ela é um tratamento mais intenso para o fio e por isso é sempre o mais recomendado". Além disso, o colorista ainda aconselha a manter os cuidados também em casa. "As clientes têm que fazer uma manutenção em casa, comprando uma máscara de qualidade, um shampoo bom, específicos para fios coloridos e quimicamente tratados para poder manter a cor e o brilho do cabelo."

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!